Brasileiro deve adotar hábitos caseiros mesmo depois da pandemia

26/07/2021

Por Herika Nogueira Comunicação Integrada - Assessoria em Comunicação CDL Itajubá

As mudanças na rotina dos brasileiros, provocadas pela pandemia da Covid-19, devem se manter mesmo após o fim da crise sanitária. Por mais que a vacinação traga segurança à população, trabalhar de casa, estudar à distância e fazer compras de produtos e serviços pela internet serão alguns hábitos que dificilmente deixarão de ser adotados.

Essa constatação está em um estudo realizado pela empresa de consultoria EY-Parthenon, que entrevistou pouco mais de mil consumidores brasileiros entre 18 e mais de 65 anos, de todas as classes sociais, em fevereiro deste ano, para entender como o isolamento social imposto pela pandemia obrigou as pessoas a desenvolver um novo comportamento mais voltado para o lar, suas famílias e o próprio bem-estar.

Os brasileiros entrevistados esperam que as modificações impostas pela pandemia, sobretudo o modo de trabalhar, se tornem permanentes. Metade dos entrevistados querem um trabalho mais flexível, enquanto 44% querem trabalhar de casa com maior frequência. Para os próximos três a cinco anos, 36% dos trabalhadores brasileiros acreditam que usarão videoconferências em vez de reuniões presenciais. Para treinamentos e aulas, 30% usarão mais a internet.

Comida
Cerca de 69% dos entrevistados responderam, ainda, que estão indo menos vezes a lojas e supermercados. Consequentemente, a forma como essas pessoas buscam alimentação mudou: 77% relataram que ou deixaram de cozinhar ou passaram a comprar comida por aplicativos de celular.

Futuro
A pandemia acelerou uma alteração no comportamento dos consumidores que já estava em curso com a digitalização. O maior desafio está no trabalho, pois empresas e funcionários terão de decidir o que é melhor para ambas as partes.

Fonte: Jornal Estado de Minas