Presidente da CDL Itajubá fala sobre as dificuldades e necessidade de apoio ao comércio e serviços em reunião da Câmara

29/04/2021

Por Herika Nogueira Comunicação Integrada - Assessoria em Comunicação CDL Itajubá

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itajubá, Habib El Mouallem, participou da 2ª Reunião da Comissão Permanente de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio, Ciência e Tecnologia, realizada na tarde desta quarta-feira (28/04), oportunidade na qual falou sobre as dificuldades por que passam as empresas de varejo e serviços do município.

A reunião, conduzida pelo presidente da comissão, vereador Marcus Meireles, teve como objetivo promover a aproximação e ouvir as organizações representativas do comércio e serviços para entender a real situação em que se encontram as empresas de Itajubá. Visou, ainda, analisar quais medidas a comissão legislativa poderá tomar para minimizar os impactos gerados pela pandemia do novo coronavírus na economia local. Outro intuito foi conhecer os estudos e ações da prefeitura para desafogar os empresários e toda classe econômica do município.

Ao fazer uso da palavra, o presidente da CDL Itajubá expressou as dificuldades que o comércio e serviços estão enfrentando para manter as empresas funcionando e os empregos. Falou sobre o fechamento de empreendimentos e sobre os obstáculos para a obtenção de empréstimos, que possibilitariam aos empresários continuar cumprindo compromissos financeiros, fiscais e tributários, mês após mês. Também pediu ao legislativo e aos representantes do executivo presentes que busquem formas para salvar o comércio e serviços do município.

Nós, comerciantes, nunca passamos por algo como o que vivemos hoje. Esta é uma crise diferente de todas. Estes dois últimos meses fechados, foi como um último respiro para muitos comércios. Aqueles que não têm uma reserva, não estão conseguindo pagar funcionários, aluguel, luz, água, telefone, IPTU, IPVA e os tantos impostos. Peço que avaliem o que pode ser feito para ajudar o comércio, como isenção, redução, parcelamento ou prorrogação de prazos para os impostos municipais”, declarou Habib Mouallem.

O secretário municipal de Finanças comunicou que a prefeitura já está atenta e sensível para amenizar a situação vivida pelo comércio e serviços. “Estamos trabalhando em um novo programa de refinanciamento de tributos e taxas municipais, o Prorefi 2021, que necessitará de celeridade do legislativo para aprovação”, comentou Conrado Navarro. Na oportunidade, o secretário apresentou dados sobre aumento de empresas optantes pelo Simples Nacional e de Microempreendedores Individuais (MEIs), como alternativa para contornar a atual crise.

O secretário municipal de Ciência, Tecnologia, Indústria e Comércio, Fernando Bissacout, falou sobre a vinda de novas empresas para o município e da expansão de empresas já instaladas, gerando empregos e renda. Citou o Parque Tecnológico, que está em pleno andamento. Abordou sobre investimentos da prefeitura quanto a capacitação de mão de obra para os mais diversos setores, com destaque para o de tecnologia.

Também fizeram uso da palavra demais representantes da classe empresarial e os vereadores Pedro Gama, Tenente Melo e Kener Maia.

O presidente da comissão mostrou-se sensibilizado e agradeceu o aceite do convite pelas entidades, secretários e dos vereadores presentes. Finalizou a sessão manifestando solidariedade aos empresários do comércio e prestadores de serviços de Itajubá, mediante o cenário imposto pela Covid-19.