Planeje para vender mais neste Dia dos Pais

25/07/2022

Por Herika Nogueira Comunicação Integrada

Para vender mais nessa data especial, o ideal é que o varejista planeje a campanha com antecedência. Apesar de sua proximidade, ainda é possível montar uma campanha de Dia dos Pais. Comece agora mesmo o plano de ação e lembre-se: o seu concorrente não está parado.

Planejamento

O planejamento pode ser dividido em três etapas: 1) motivo; 2) mensagem; e 3) movimento. Os três “M’s”, estratégia criada por Thiago Oliveira, palestrante, mentor em vendas e dono de uma rede de lojas em Minas Gerais, a Cabocla, facilitam o desenvolvimento das campanhas.

O motivo vai atrair o cliente, além de fazer parte da definição do tema da campanha (Ex.: quinzena do pai herói”). Oliveira recomenda que o tema só seja definido depois que a campanha já estiver fechada.

Por meio do M de mensagem, a empresa vai determinar a forma e o meio pelo qual se comunicará com o seu cliente. Utilizará o Instagram, ou um carro de som, ou um grupo no WhatsApp? “Existem duas maneiras de o cliente se lembrar da gente: a repetição, que é você ficar postando vídeo no stories, enviando link para compras, entre outras atividades parecidas; e a emoção, com um vídeo que toque o coração dos pais, mostrando a relação com os filhos e contando uma história bonita. A repetição é algo chato, então evite ficar toda hora mandando a mesma coisa”, ensina Thiago Oliveira.

Por fim, com o M de movimento, o varejista estipula as metas de vendas, deixando claro quais produtos quer vender, definindo se irá oferecer vouchers, ou seja, cria as ações da empresa para a data. Por exemplo, pode planejar o café do super pai, no qual pais e filhos vão juntos. “Isso motiva o ambiente a funcionar melhor”, afirma o empreendedor.

Na rede social, a live gera movimento e é uma oportunidade de falar com o cliente em tempo real, onde quer que ele esteja, e de mostrar seus produtos e trazê-lo para dentro da sua loja.

A estratégia dos 3 ‘M’s’ pode, e deve, ser explorada também em outras datas que não o Dia dos Pais. Quanto mais praticá-la, melhor ela ficará e, claro, mais campanhas atraem mais clientes. Por isso, é importante fazer o planejamento anual”, diz Oliveira, que acrescenta: “sugiro que no primeiro dia de trabalho no ano, o empreendedor pegue o calendário e selecione as datas das campanhas – o ideal é que faça duas por mês – e com isso, já vai saber quando começar a trabalhar cada uma delas”.

Ainda há as mães que fazem o papel de pai. As lojas podem criar promoções especiais para essas mulheres. Por exemplo: “mãe, este dia também é seu. Feliz Dia dos Pais. É uma mensagem que toca a emoção”, aponta Thiago Oliveira.

Fonte: Varejo S.A.