Newsletter


Receba nossas novidades.
Cadastre seu email.


Consulta Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito)



Mérito Lojista 2019


Parada Natalina 2018


Planeje para vender mais neste Dia dos Pais

25/07/2022

Por Herika Nogueira Comunicação Integrada

Para vender mais nessa data especial, o ideal é que o varejista planeje a campanha com antecedência. Apesar de sua proximidade, ainda é possível montar uma campanha de Dia dos Pais. Comece agora mesmo o plano de ação e lembre-se: o seu concorrente não está parado.

Planejamento

O planejamento pode ser dividido em três etapas: 1) motivo; 2) mensagem; e 3) movimento. Os três “M’s”, estratégia criada por Thiago Oliveira, palestrante, mentor em vendas e dono de uma rede de lojas em Minas Gerais, a Cabocla, facilitam o desenvolvimento das campanhas.

O motivo vai atrair o cliente, além de fazer parte da definição do tema da campanha (Ex.: quinzena do pai herói”). Oliveira recomenda que o tema só seja definido depois que a campanha já estiver fechada.

Por meio do M de mensagem, a empresa vai determinar a forma e o meio pelo qual se comunicará com o seu cliente. Utilizará o Instagram, ou um carro de som, ou um grupo no WhatsApp? “Existem duas maneiras de o cliente se lembrar da gente: a repetição, que é você ficar postando vídeo no stories, enviando link para compras, entre outras atividades parecidas; e a emoção, com um vídeo que toque o coração dos pais, mostrando a relação com os filhos e contando uma história bonita. A repetição é algo chato, então evite ficar toda hora mandando a mesma coisa”, ensina Thiago Oliveira.

Por fim, com o M de movimento, o varejista estipula as metas de vendas, deixando claro quais produtos quer vender, definindo se irá oferecer vouchers, ou seja, cria as ações da empresa para a data. Por exemplo, pode planejar o café do super pai, no qual pais e filhos vão juntos. “Isso motiva o ambiente a funcionar melhor”, afirma o empreendedor.

Na rede social, a live gera movimento e é uma oportunidade de falar com o cliente em tempo real, onde quer que ele esteja, e de mostrar seus produtos e trazê-lo para dentro da sua loja.

A estratégia dos 3 ‘M’s’ pode, e deve, ser explorada também em outras datas que não o Dia dos Pais. Quanto mais praticá-la, melhor ela ficará e, claro, mais campanhas atraem mais clientes. Por isso, é importante fazer o planejamento anual”, diz Oliveira, que acrescenta: “sugiro que no primeiro dia de trabalho no ano, o empreendedor pegue o calendário e selecione as datas das campanhas – o ideal é que faça duas por mês – e com isso, já vai saber quando começar a trabalhar cada uma delas”.

Ainda há as mães que fazem o papel de pai. As lojas podem criar promoções especiais para essas mulheres. Por exemplo: “mãe, este dia também é seu. Feliz Dia dos Pais. É uma mensagem que toca a emoção”, aponta Thiago Oliveira.

 

Fonte: Varejo S.A.


Voltar

Movimento lojista em todo Brasil

Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais - FCDL-MG
Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas

CDL Itajubá

Praça Wenceslau Bráz, 42
Centro Itajubá-MG
Tel:(35) 3622-3511/3622-3905

Redes Sociais

Facebook
Twitter