Concessão da BR-459 e outras rodovias do Sul de Minas ocorre em 8 de agosto

27/07/2022

Por Herika Nogueira Comunicação Integrada

O secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais, Fernando Marcato, confirmou nesta terça-feira, 26, que o leilão para concessão do lote de rodovias do Sul de Minas, que inclui a BR-459, ocorrerá no dia 8 de agosto, na sede da Bolsa de Valores de São Paulo.

A movimentação do governo estadual para concessão das rodovias ocorre desde o ano passado. O lote do Sul de Minas é o número ‘2’ de sete lotes preparados em diversas regiões do estado. O edital para concessão do trecho foi publicado em dezembro de 2021 e o leilão estava previsto para março deste ano, mas a oferta acabou adiada por conta de questionamentos jurídicos e necessidade de ‘ajustes de preços’ após a inflação global provocada pelo pós-pandemia e acentuada pela guerra na Ucrânia.

A concessão
Oito rodovias do Sul de Minas serão ofertadas em leilão para administração da iniciativa privada por um período de 30 anos. São elas: MG-290, BR-459, MG-173, MG-295, MG-459, MG-455, CMG-146 e LMG-877. Ao todo, o trecho soma 454 quilômetros de extensão. Como contrapartida inicial, a empresa vencedora terá que investir R$ 1,8 bilhão em infraestrutura.

Melhorias
Para o secretário, a concessão é a forma mais viável de manter as rodovias em bom estado de conservação, já que nesse modelo a concessionária é obrigada a manter um padrão de qualidade e os investimentos independem do caixa governamental que, muitas vezes, pode estar no vermelho. Ainda, segundo Marcato, além de um pavimento melhor, a partir dos investimentos viabilizados pela concessão, os usuários vão contar com itens de segurança como melhor sinalização viária, manutenção das margens das pistas, até ações estruturantes que vão remodelar a mobilidade dessas rodovias, como correções de curva, novos acostamentos e ampliação de faixas. Também há previsão de guincho 24 horas e atendimento médico bancado pela concessionária ao longo de todo o trecho.

Pedágio
Ao todo, as rodovias concedidas deverão ter nove praças de pedágio. A previsão é que elas comecem a funcionar um ano após a assinatura do contrato. A cobrança preocupa moradores que trafegam diariamente pelas rodovias para trabalhar, por exemplo. Marcato, porém, explica que será criado um mecanismo de decréscimo da tarifa conforme a quantidade de vezes que um mesmo veículo passar pelos pedágios. Ou seja, quanto mais uma pessoa passar por um determinado trecho, menos ela irá pagar.

Fonte: Rede Moinho