CDL Itajubá participa de encontro de lideranças do varejo mineiro sobre Políticas Públicas 4.0

27/07/2022

Por Herika Nogueira Comunicação Integrada

A Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL Itajubá, representada por seu presidente, Alexandre Costa Lopes, e pelo presidente da CDL Jovem Itajubá, Gabriel Mouallem, participou do encontro de lideranças do varejo mineiro, realizado dias 21 e 22 deste mês, em Lagoa Santa (MG). O evento reuniu mais de 130 pessoas, de entidades do Sistema CNDL e representantes do poder público, em discussões sobre Políticas Públicas 4.0 (PP 4.0) e questões essenciais para o desenvolvimento do setor varejista brasileiro.

A ação integra um convênio firmado entre a Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e objetivou qualificar lideranças do varejo em ações de relacionamento governamental e institucional.

Foram dois dias de bastante conhecimento para a CDL Itajubá e troca de experiências. Esperamos aplicar e dar continuidade às boas práticas de relacionamento com as organizações públicas e privadas do município e de Minas Gerais. A nossa CDL já pratica muito do que foi apresentado no evento, como as nossas reuniões de negócios, e queremos nos aprimorar ainda mais”, declarou Alexandre Lopes.

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, participou do encontro juntamente com a secretária de Desenvolvimento Econômico do estado, Kathleen Garcia. “O setor de comércio e serviços é muito importante para o país. Ele gera milhões de empregos levando conveniência e bem-estar para a população. É por isso que os governantes devem lutar por medidas que simplifiquem a vida do empreendedor desse setor, que sempre enfrentou muitas dificuldades como a burocracia dos estados”, disse Zema.

O presidente da CNDL e da União Nacional das Entidades de Comércio e Serviços (Unecs), José César da Costa, destacou a importância desse tipo de atividade: “O PP 4.0 é um esforço do nosso sistema para preparar nossas lideranças para influírem cada vez mais nas esferas dos poderes Legislativo e Executivo. Esse trabalho adquire mais importância em um ano eleitoral. Então, acho que a CNDL está cumprindo o seu dever junto aos milhares de varejistas de Minas Gerais, um estado tão importante para nossa entidade”.

O evento
O primeiro dia do Workshop para Dirigentes foi dedicado à ação de Políticas Públicas 4.0 (PP 4.0) que, na prática, mobiliza líderes lojistas de maneira a garantir maior protagonismo do setor junto aos poderes Executivo e Legislativo nas decisões que afetam diretamente os negócios. Abordou temas como ética e associativismo, alinhados com os preceitos da Associação Brasileira de Relações Institucionais e Governamentais (ABRIG), parceira do Sistema CNDL, e apresentou o workshop ‘O relacionamento institucional da entidade como fator estratégico de representatividade e protagonista local’.

O segundo dia foi voltado para a atuação das CDLs mineiras, com apresentação de cases de representatividade local, boas práticas de gestão e rodada de networking.

Fonte: FDCL MG / CDL Itajubá