Tendências para o Dia dos Namorados

26/05/2021

Por Herika Nogueira Comunicação Integrada - Assessoria em Comunicação CDL Itajubá

Com a pandemia e as restrições de comércio, as empresas tiveram que se reinventar. Então, quem queria vender mais precisou investir em loja virtual, delivery e vendas remotas por redes sociais ou aplicativos de mensagens. Nesse cenário, o Dia dos Namorados apresentou o maior crescimento entre as datas sazonais.

Segundo a pesquisa da Compre & Confie, o público com mais de 36 anos foi o que mais comprou durante o período do Dia dos Namorados:
• 33,9% das compras por consumidores com idade entre 36 e 50 anos;
• 31,7% pela faixa etária de 26 a 35 anos;
• 19% pelos clientes de até 25 anos;
• 15,4% pelo público acima de 51 anos.

Dados da Social Miner revelam as categorias mais populares no Dia dos Namorados de 2020:
• Moda e acessórios: 21%;
• Beleza: 20%;
• Eletrônicos e Informática: 15%;
• Multicategorias: 10%;
•Bebidas: 7%.

Segundo dados da CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo), o crescimento estimado nas vendas é de 2,5%. Para a categoria de vestuário e acessórios, a expectativa é movimentar R$ 564 milhões, alta de 3,2% em relação ao ano passado. Esse é o segmento que representa 37% das vendas no varejo durante o período. Outro mercado em destaque é o de joias e bijuterias, com perspectiva de aumento de 10% nas vendas.

Como o consumidor pretende gastar em 2021?
Pesquisa realizada pela Shopee Brasil mostra que as pessoas pretendem gastar mais no dia dos namorados do que no dia das mães. Essas perguntas foram feitas para 2300 brasileiros de todos os estados, com idade entre 19 e 55 anos.
• Intenção de preço médio por presente é R$240 – contra R$210 na data anterior;
• 50% das dos entrevistados querem gastar até R$130;
• 61% das pessoas consideram o preço acessível o elemento mais importante na hora de escolher o presente;
• A maioria pretende comprar presente com 1 semana de antecedência (31%);
• 30% prefere se antecipar por três semanas;
• 28% costuma garantir os presentes 15 dias antes;
• 10,5% compra apenas a três dias antes da comemoração.

Insight importante
A campanha de vendas deve ser preparada com antecedência, para conseguir atingir clientes de hábitos variados.

Categorias já consagradas continuam em crescimento
Segundo a Olist, as categorias que já são destaque no Dia dos Namorados devem seguir em crescimento este ano:
• Bebidas
• Beleza e Saúde
• Cama, Mesa e Banho
• Móveis, Decoração e Utilidades domésticas
• Eletrodomésticos
• Eletrônicos e Informática
• Eletroportáteis
• Esportes e Suplementos
• Games
• Moda e Acessórios

Se deseja destacar sua empresa, capriche nas fotos, na descrição dos produtos e tenha uma estratégia de marketing que estimule a recompra. Isso pode ser feito adicionando um cupom de desconto no pedido para ser usado em compras futuras, por exemplo.

Fonte:Eficaz