Cuidar do nosso lixo contribui com a preservação do Meio Ambiente

28/05/2021

Por Herika Nogueira Comunicação Integrada - Assessoria em Comunicação CDL Itajubá

Cuidar do lugar no qual vivemos, zelando por nossa fauna, flora, rios, nascentes, é uma forma de somar esforços para a preservação ambiental. Na área urbana, uma importante ação em prol do meio ambiente é cuidar do nosso lixo, atitude que podemos realizar para comemorar o Dia Mundial do Meio Ambiente (5/6) de maneira permanente

Nesse sentido, a Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL Itajubá convoca comerciantes, prestadores de serviços e a comunidade para atitudes conscientes quanto ao lixo que produzimos e sua destinação. Comércios e serviços produzem grande quantidade de lixo reciclado, como caixas de papelão, sacos plásticos, garrafas de vidro e latas de alumínio. Priorizar a reciclagem desses materiais contribui significativamente para a solução dos problemas causados pela produção de lixo em nossa cidade.

No processo da reciclagem, a coleta seletiva  é uma etapa fundamental e que traz inúmeros benefícios, entre eles: auxílio na regeneração do meio ambiente, evita a poluição ambiental, melhora a limpeza das cidades, aumenta a vida útil dos aterros sanitários, gera empregos e promove a conscientização ambiental da população.

Coleta de Lixo em Itajubá
O primeiro passo é separar o lixo comum do reciclado. O descarte de lixo geralmente é feito em sacos plásticos apropriados, que são divididos por cores: sacos azuis ou transparentes servem para os recicláveis e, os sacos pretos, para o descarte do lixo comum.

O lixo comum é todo material como restos de comida, frutas e legumes, lixo do banheiro, guardanapos sujos, bitucas de cigarro, folhas secas e esponjas de limpeza, entre outros. Vale lembrar que as frutas, verduras secas, legumes são lixo orgânico e podem ser reciclados por meio da compostagem, gerando adubo para ser usado em jardins.

Os materiais recicláveis são: papel, metal, vidro, plástico, caixas de papelão, garrafas pet, latas de alumínio, embalagens de frutas, de leite (tetra pak), de ovos, de produtos de limpeza e higiene, sacos e sacolas, utensílios de cozinha de plástico, entre outros. Para descartá-los corretamente, higienize as embalagens sem deixá-las molhadas, pois isso pode inviabilizar a reciclagem.

Lembre-se: materiais eletrônicos, pilhas e remédios têm alto poder de contaminação do meio ambiente e nunca podem ser descartados no lixo comum ou no reciclável.

Veja o que é reciclado e não reciclado AQUI.

Para que o lixo, tanto o comum como o reciclado, chegue ao seu destino correto é importante saber o horário que o caminhão de coleta passa, evitando que todo o trabalho de separação do lixo tenha sido em vão. Coloque o lixo na rua só na hora da coleta, para evitar que fique exposto por muito tempo, o que enfeiura a cidade e pode atrair ratos e baratas.

Veja a rota completa do caminhão de COLETA DE LIXO COMUM.

Hábitos que ajudam o meio ambiente

Ações simples que você pode fazer no seu dia a dia e colaborar para a preservação do meio ambiente:

Hábitos que ajudam o meio ambiente
• Jogue o lixo em locais adequados.
• Pratique o consumo consciente.
• Economize energia elétrica.
• Reutilize materiais. Ex.: recipientes de vidro podem servir para armazenar outras coisas.
• Economize água.
• Diminua a utilização de materiais descartáveis.

Hábitos que ajudam o meio ambiente

No dia 05 de junho, com o tema ‘Restauração de Ecossistemas’, será celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente 2021. A data foi estabelecida pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1972, durante a Conferência de Estocolmo, com o objetivo de conscientizar as pessoas e organizações da necessidade crescente de cuidar do meio ambiente e do planeta que habitamos.

Na mesma data (5/6) são comemorados o Dia da Ecologia e o Dia Nacional da Reciclagem, este último criado pela Lei nº 12.055/2009 visando conscientizar a população brasileira sobre a importância de coletar, separar e destinar corretamente os materiais recicláveis: vidro, metal, papel e plástico.

Essas importantes datas integram a Semana Nacional do Meio Ambiente, celebrada nos primeiros dias de junho. Criada pelo Decreto nº 86.028, de 27 de maio de 1981, essa semana de conscientização visa incluir a sociedade na discussão de pautas que tratem da preservação do patrimônio natural do Brasil.

Fonte:CDL Itajubá