Assinatura digital cresce na pandemia e ajuda empreendedores

24/08/2021

Por Herika Nogueira Comunicação Integrada - Assessoria em Comunicação CDL Itajubá

Em toda compra realizada pela internet, é emitida uma nota fiscal eletrônica. A integridade deste documento é verificada por meio de um certificado digital, que por sua vez depende da assinatura digital do lojista e do contador. O mesmo acontece em um processo jurídico, como um contrato de trabalho, que hoje pode ser assinado apenas em vias digitais, facilitando assim o processo para empreendedores e colaboradores em um contexto de isolamento social.

São apenas dois exemplos de um universo de possibilidades no qual a assinatura digital tem utilidade. Segundo dados do Instituto Nacional de Tecnologia da Informação, o setor cresceu 10% em 2020 e atingiu o recorde de mais de 6 milhões de certificados digitais emitidos em um mesmo ano. São duas mil empresas brasileiras que compõem esta infraestrutura e atuam diretamente na emissão dos certificados digitais e no atendimento aos clientes.

As facilidades ao empreendedor são tão numerosas quanto os contratos com que ele tem que lidar ao longo da sua trajetória. Qualquer documento que teria de ser assinado à caneta, em diversas vias, já pode ser registrado com apenas um clique no computador ou celular. Hoje, a veracidade das assinaturas é confirmada por técnicas de cibersegurança como criptografia e reconhecimento facial.

Atendimento por Videoconferência

Para facilitar ainda mais o acesso ao Certificado Digital, a Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL Itajubá disponibiliza Atendimento por Videoconferência para pessoas físicas ou jurídicas. Essa modalidade evita o deslocamento, podendo ser realizado pelo computador ou até mesmo pelo celular. O titular pode fazer o agendamento na data e no horário de sua preferência. No dia e hora combinados, basta acessar o link, que é enviado por e-mail, para ser atendido.

Para aderir à assinatura digital, fale com a CDL Itajubá:
- Telefone: (35) 3622.3511
- WhatsApp: (35) 98713.0674