A primavera chegou: veja 6 dicas para turbinar as vendas na estação

22/09/2021

Por Herika Nogueira

A primavera, que se iniciou nesta quarta-feira (22/9), traz sol, calor, flores e cores. A estação abre as temperaturas mais altas, renovando as expectativas de retomada econômica para os pequenos e médios negócios brasileiros, além de preparar o varejo e serviços para o Natal. Ainda será necessário levar em conta: os novos hábitos de compra, o cenário econômico - fortemente impactado pela inflação e pelo desemprego – e a pandemia, que não acabou.

Confira 6 dicas para preparar o seu negócio para a nova estação:

1. Adeque seu mix de produtos ou serviços
A primavera dá início à temporada de meses mais quentes no Brasil. Logo, é necessário checar se a prateleira está de acordo com a demanda da estação, que varia conforme o segmento. Um restaurante, por exemplo, pode investir em opções de bebidas refrescantes e pratos frescos.

2. Prepare-se financeiramente
Desde o início da pandemia, as sazonalidades tradicionais do varejo sofreram alterações. Por essa razão, é bom trabalhar com dois cenários: otimista e pessimista.

3. Prepare-se para o atendimento presencial
Com o avanço da vacinação, o cliente vem experimentando o retorno às atividades. Dessa forma, é preciso se preparar para um aumento na procura presencial, seguindo os protocolos sanitários. Com a diminuição do home office, as necessidades de compra geram oportunidade para setores como o de vestuário.

4. Não descuide do digital
Equilibre o aumento no retorno ao presencial e a manutenção do atendimento digital. O comportamento de compra mudou, e muita gente vai preferir acionar o empreendimento por WhatsApp, e-commerce ou outros meios digitais. Esteja preparado para não perder vendas.

5. Fique de olho no calendário
A primavera tem datas importantes para o varejo, como o Dia das Crianças e a Black Friday, além de feriados, que podem gerar demanda para o turismo. Dessa forma, é preciso se programar para atender a cada uma das datas, seja com produtos ou serviços.

6. Lazer, eventos e turismo devem crescer
Festas, casamentos e viagens começam a ganhar mais força nessa estação e podem avançar de acordo com a flexibilização das restrições, movimentando tanto o comércio como serviços.

Fonte: Pequenas Empresas e Grandes Negócios