Aprovado novo limite de faturamento para MEIs, Micros e Pequenas Empresas

20/06/2022

Por Herika Nogueira Comunicação Integrada

A Comissão de Finanças e Tributação (CFT) da Câmara dos Deputados aprovou o Projeto de Lei 108/21 que aumenta o limite da receita bruta anual do Microempreendedor Individual (MEI) de R$ 81 mil para R$ 144 mil.

O texto também muda o limite para as microempresas, que passa de R$ 360 mil para R$ 869 mil e das empresas de pequeno porte, de R$ 4,8 milhões para R$ 8,6 milhões.

A proposta agora segue para a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa.

Limite MPEs
O aumento do limite de faturamento anual deve permitir que empresas cresçam e gerem empregos. Os novos valores de reajuste têm como base a inflação, atualizando o teto do Simples pelo IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo).

Enquadramento
O projeto também estabelece que, em caso de empresa recém-aberta, o limite para o enquadramento será de R$ 10.833,33, multiplicados pelo número de meses compreendido entre o início da atividade e o final do respectivo ano-calendário, consideradas as frações de meses como um mês inteiro.

Fonte: Contábeis