Abertura de empresas cresce 56,69% em Minas Gerais

19/07/2021

Por Herika Nogueira Comunicação Integrada - Assessoria em Comunicação CDL Itajubá

O primeiro semestre de 2021, em Minas Gerais, mostrou-se mais favorável para a constituição de empresas. Os dados da Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) apontam que, no período, a abertura de empresas foi maior que as extinções. Nos primeiros seis meses deste ano foram constituídas 37.287 empresas e extintas 20.780. A abertura de empresas registrou alta expressiva de 56,69%.

Mesmo em um período em que a pandemia de Covid-19 ainda impacta a economia, o cenário está mais favorável que o vivenciado no ano anterior, com um início de recuperação econômica, um ambiente mais favorável para os negócios e aumento da vacinação.

Os dados da Jucemg mostram que o número de empresas abertas saiu de 23.796 para atuais 37.287 no primeiro semestre deste ano. Somente em junho, foram constituídas no Estado 6.573 empresas, um avanço de 54,4% frente a junho de 2020. Na comparação com maio, o resultado também foi positivo, com aumento de 8,75% na abertura.

O crescimento na constituição de empresas mostra também que a economia mineira está mais consistente, que há um maior desenvolvimento econômico, o que também é visto com a previsão de crescimento do PIB.

Ao longo do primeiro semestre, o número de empreendimentos fechados também evoluiu, ainda que em um índice bem abaixo do crescimento visto nas aberturas. Ao todo, as extinções passaram de 20.470, entre janeiro e junho de 2020, para atuais 20.780, aumento de 1,5%. Em junho, frente a igual mês do ano anterior, a alta no fechamento das empresas ficou em 7,3% e em relação a maio, em 9%.

Para os próximos meses, as expectativas são favoráveis. Várias ações do governo estadual, como o programa Minas Livre para Crescer – que desburocratiza os processos de abertura de novos negócios -, aliadas ao controle das contas e dos gastos estaduais e à regularização do pagamento do funcionalismo público, que deixará de ser parcelado, são fatores positivos e que melhoram o ambiente de negócios. Outro ponto que tem contribuído para a maior abertura de empresas é o aumento da vacinação contra a Covid-19.

Fonte: Diário do Comércio