Comandantes falam sobre os números da Segurança Pública em Itajubá

21/07/2022

Por Herika Nogueira Comunicação Integrada

O Comandante do 56° Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais (BPM Itajubá - MG), Tenente Coronel Paulo Roberto Ribeiro, e o Comandante da 262ª Companhia de Polícia Militar de Minas Gerais, Capitão Júlio Cesar Alves Rosa, participaram da reunião de negócios da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL Itajubá realizada nesta quarta-feira (20/7).

Para a CDL Itajubá, a Segurança Pública integra o dia a dia dos empresários do comércio e serviços, sendo também fator de atração de novos empreendimentos para o município, motivos que tornam o tema extremamente importante para a entidade e o desenvolvimento da cidade. “Segurança Pública sempre foi uma preocupação da CDL e estamos ao dispor para contribuir no que for possível e para parcerias com a Polícia Militar em ações instrutivas aos empresários e à comunidade”, expressou o presidente da entidade, Alexandre Costa Lopes.

Comandante Ribeiro iniciou apresentando informações sobre o assalto à agência da Caixa Econômica, ocorrido no município, dia 22 do mês passado. “Muita coisa está sendo feita com relação aos infratores. Temos pessoas presas, armamentos e veículos apreendidos. No dia do fato, a Polícia Militar, dentro da sua estratégia, empreendeu ação que resultou no menor número de pessoas civis e militares atingidas, não havendo enfrentamento dentro da cidade, justamente para evitar qualquer risco para a população”, declarou.

Durante a reunião, Ribeiro manifestou agradecimentos à CDL Itajubá, na pessoa do ex-presidente Habib Mouallem, pela expressa atenção e preocupação com os policiais militares que se encontravam em campo, próximo a Campos do Jordão (SP), por consequência das buscas aos meliantes. “Nosso trabalho por vezes é muito árduo. Sermos reconhecidos, saber que pessoas e instituições estão preocupadas com o nosso bem-estar, nos ajuda bastante e nos motiva. É uma satisfação estar com vocês, principalmente pelo aspecto da tradição que a Polícia Militar tem com a CDL”, expôs o Comandante Ribeiro.

Os números e ações da Polícia Militar

As ações empreendidas pela PM no cotidiano itajubense, em especial aquelas voltadas para a segurança do varejo e serviços, e os números resultantes dessas ações foram apresentados pelo Comandante Júlio. “O policiamento em Itajubá, para nós, é sempre um desafio na medida que contextualizamos os indicadores monitorados pela Polícia Militar de Minas Gerais com crimes violentos: homicídio, roubo, estupro, extorsão, sequestro e cárcere privado. Nosso objetivo é que não haja crimes, mas sabemos que isso nem sempre é possível”, explicou o Comandante Júlio.

Em 2018, a Unidade (15 municípios com sede em Itajubá) tinha média entre 22 e 25 crimes violentos por mês, com 89% dessa criminalidade ocorrida em Itajubá. A Unidade conseguiu chegar ao recorde de 4 crimes violentos por mês, resultado que o Comandante Júlio atribuiu ao envolvimento e participação da comunidade e entidades como diferencial local na busca por soluções.

Segundo o Comandante da 262ª Cia., quanto aos furtos no comércio, Itajubá registrava média de 160 a 180 crimes dessa natureza ao mês, em 2018. Durante a pandemia a média de furtos por mês caiu para 40 a 50. Com o retorno das atividades, pós-pandemia, o número aumentou para média de 106 furtos em maio deste ano., com o trabalho conjunto da Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público e judiciário o volume dessa modalidade de crime foi reduzida para 72 em junho e, até dia 15 de julho, foram registrados 29 furtos em estabelecimentos comerciais.

Em 2021, por exemplo, o Brasil apresentou média nacional de 22 homicídios por 100 mil habitantes. Minas Gerais registrou cerca de 10 homicídios por 100 mil habitantes. O BPM de Itajubá, fechou o ano passado com 2,8 homicídios por 100 mil habitantes, informou o Comandante da 262ª Cia.

Somos 89 Unidades da Polícia Militar no estado e Itajubá ocupa o primeiro lugar em redução criminal. Estamos na região mais segura do Brasil”, enfatizou o Comandante Júlio Cesar.

Ao final, o Comandante Júlio comentou sobre o aumento dos números de fraudes eletrônicas, destaque para o estelionato e furto mediante fraude, durante o período pandêmico. Apontou que o Batalhão da PM está à disposição para ministrar palestras direcionadas às escolas e empresas, sobre as estratégias utilizadas pelos criminosos e como se prevenir de crimes virtuais.

Diretores e conselheiros da CDL Itajubá agradeceram a presença dos comandantes, as informações transmitidas, e parabenizaram pela atuação firme e pontual da Polícia Militar, ao zelar pelo bem-estar da comunidade como um todo, reduzindo os índices da criminalidade no município e elevando a qualidade de vida de nossa cidade.