Newsletter


Receba nossas novidades.
Cadastre seu email.


Consulta Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito)



Mérito Lojista 2019


Parada Natalina 2018


Comandantes falam sobre os números da Segurança Pública em Itajubá

21/07/2022

Por Herika Nogueira Comunicação Integrada

O Comandante do 56° Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais (BPM Itajubá - MG), Tenente Coronel Paulo Roberto Ribeiro, e o Comandante da 262ª Companhia de Polícia Militar de Minas Gerais, Capitão Júlio Cesar Alves Rosa, participaram da reunião de negócios da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL Itajubá realizada nesta quarta-feira (20/7).

Para a CDL Itajubá, a Segurança Pública integra o dia a dia dos empresários do comércio e serviços, sendo também fator de atração de novos empreendimentos para o município, motivos que tornam o tema extremamente importante para a entidade e o desenvolvimento da cidade. “Segurança Pública sempre foi uma preocupação da CDL e estamos ao dispor para contribuir no que for possível e para parcerias com a Polícia Militar em ações instrutivas aos empresários e à comunidade”, expressou o presidente da entidade, Alexandre Costa Lopes.

Comandante Ribeiro iniciou apresentando informações sobre o assalto à agência da Caixa Econômica, ocorrido no município, dia 22 do mês passado. “Muita coisa está sendo feita com relação aos infratores. Temos pessoas presas, armamentos e veículos apreendidos. No dia do fato, a Polícia Militar, dentro da sua estratégia, empreendeu ação que resultou no menor número de pessoas civis e militares atingidas, não havendo enfrentamento dentro da cidade, justamente para evitar qualquer risco para a população”, declarou.

Durante a reunião, Ribeiro manifestou agradecimentos à CDL Itajubá, na pessoa do ex-presidente Habib Mouallem, pela expressa atenção e preocupação com os policiais militares que se encontravam em campo, próximo a Campos do Jordão (SP), por consequência das buscas aos meliantes. “Nosso trabalho por vezes é muito árduo. Sermos reconhecidos, saber que pessoas e instituições estão preocupadas com o nosso bem-estar, nos ajuda bastante e nos motiva. É uma satisfação estar com vocês, principalmente pelo aspecto da tradição que a Polícia Militar tem com a CDL”, expôs o Comandante Ribeiro.

Os números e ações da Polícia Militar

As ações empreendidas pela PM no cotidiano itajubense, em especial aquelas voltadas para a segurança do varejo e serviços, e os números resultantes dessas ações foram apresentados pelo Comandante Júlio. “O policiamento em Itajubá, para nós, é sempre um desafio na medida que contextualizamos os indicadores monitorados pela Polícia Militar de Minas Gerais com crimes violentos: homicídio, roubo, estupro, extorsão, sequestro e cárcere privado. Nosso objetivo é que não haja crimes, mas sabemos que isso nem sempre é possível”, explicou o Comandante Júlio.

Em 2018, a Unidade (15 municípios com sede em Itajubá) tinha média entre 22 e 25 crimes violentos por mês, com 89% dessa criminalidade ocorrida em Itajubá. A Unidade conseguiu chegar ao recorde de 4 crimes violentos por mês, resultado que o Comandante Júlio atribuiu ao envolvimento e participação da comunidade e entidades como diferencial local na busca por soluções.

Segundo o Comandante da 262ª Cia., quanto aos furtos no comércio, Itajubá registrava média de 160 a 180 crimes dessa natureza ao mês, em 2018. Durante a pandemia a média de furtos por mês caiu para 40 a 50. Com o retorno das atividades, pós-pandemia, o número aumentou para média de 106 furtos em maio deste ano., com o trabalho conjunto da Polícia Militar, Polícia Civil, Ministério Público e judiciário o volume dessa modalidade de crime foi reduzida para 72 em junho e, até dia 15 de julho, foram registrados 29 furtos em estabelecimentos comerciais.

Em 2021, por exemplo, o Brasil apresentou média nacional de 22 homicídios por 100 mil habitantes. Minas Gerais registrou cerca de 10 homicídios por 100 mil habitantes. O BPM de Itajubá, fechou o ano passado com 2,8 homicídios por 100 mil habitantes, informou o Comandante da 262ª Cia.

Somos 89 Unidades da Polícia Militar no estado e Itajubá ocupa o primeiro lugar em redução criminal. Estamos na região mais segura do Brasil”, enfatizou o Comandante Júlio Cesar.

Ao final, o Comandante Júlio comentou sobre o aumento dos números de fraudes eletrônicas, destaque para o estelionato e furto mediante fraude, durante o período pandêmico. Apontou que o Batalhão da PM está à disposição para ministrar palestras direcionadas às escolas e empresas, sobre as estratégias utilizadas pelos criminosos e como se prevenir de crimes virtuais.

Diretores e conselheiros da CDL Itajubá agradeceram a presença dos comandantes, as informações transmitidas, e parabenizaram pela atuação firme e pontual da Polícia Militar, ao zelar pelo bem-estar da comunidade como um todo, reduzindo os índices da criminalidade no município e elevando a qualidade de vida de nossa cidade.

 

Fonte: CDL Itajubá


Voltar

Movimento lojista em todo Brasil

Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais - FCDL-MG
Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas

CDL Itajubá

Praça Wenceslau Bráz, 42
Centro Itajubá-MG
Tel:(35) 3622-3511/3622-3905

Redes Sociais

Facebook
Twitter