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Calendário Oficial de Itajubá poderá incluir a “Semana Municipal do Empreendedorismo”

20/07/2022

Por Herika Nogueira Comunicação Integrada

Está em tramitação na Câmara Municipal de Itajubá (CMI) o Projeto de Lei (PL) nº 4648/2022, de autoria do vereador Marcus Vinícius Meireles de Barros Dias, que institui e inclui no Calendário Oficial do Município de Itajubá a "Semana Municipal do Empreendedorismo", Lei denominada “Avança Itajubá”.

A “Semana Municipal do Empreendedorismo”, segundo o Projeto de Lei, tem como objetivo geral disseminar informações e conhecimentos sobre o tema, buscando estimular iniciativas e ações empreendedoras estruturadas para o desenvolvimento econômico e social de Itajubá.

O PL também sugere a realização de atividades para a população, como debates, seminários, workshops e oficinas, entre outras, que ocorreriam anualmente na semana do dia 5 de outubro, data em que é comemorado o ‘Dia Nacional do Empreendedorismo’.

A Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL Itajubá, como entidade incentivadora do empreendedorismo no município, apoia o Projeto de Lei. “A CDL analisará as atividades a serem realizadas e contribuirá com a ‘Semana Municipal do Empreendedorismo’ naquilo que for pertinente à entidade. Esse Projeto de Lei é uma ferramenta para materializar, anualmente, a realização de ações que estimulem pessoas a desenvolverem o comportamento empreendedor”, afirmou o presidente da CDL Itajubá, Alexandre Costa Lopes.

Empreendedorismo

O empreendedorismo é a capacidade que uma pessoa tem de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo positivo para a sociedade. Pode ser um negócio, um projeto ou mesmo um movimento que gere mudanças reais e impacto no cotidiano das pessoas. Segundo o teórico Joseph Schumpeter, empreendedorismo está diretamente associado à inovação. Para ele, o empreendedor é o responsável pela realização de novas combinações. A introdução de um novo bem ou serviço, a criação de um método de produção ou comercialização e até a abertura de novos mercados, são algumas atividades comuns do empreendedorismo.

Para Peter Drucker, o empreendedorismo está ligado a um comportamento, uma forma de se relacionar com o trabalho com mais iniciativa, autonomia e criatividade. Portanto, empreender é um comportamento, e não um traço de personalidade. O papel do comportamento empreendedor na sociedade é motivar pessoas a criar novos negócios, transformar atividades antigas, desenvolver, inovar e gerar novos nichos de mercado capazes de atender necessidades reais das pessoas e da sociedade. (Sebrae)

 

Fonte: CDL Itajubá


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