Comerciantes e prestadores de serviços podem parcelar débitos de água e luz

21/04/2021

Por Herika Nogueira Comunicação Integrada - Assessoria em Comunicação CDL Itajubá

As ações da Federação das CDLs de Minas Gerais para buscar soluções para o comércio e serviços seguem dando resultado. Após reunião com representantes da FCDL-MG e outras entidades do setor de comércio, nesta terça-feira (20), o governador de Minas Gerais anunciou as condições especiais para parcelamento de débitos dos clientes da Cemig e da Copasa. As condições especiais valem para comerciantes, prestadores de serviços e consumidores cadastrados no Programa Tarifa Social. As medidas anunciadas visam amenizar os danos econômicos causados pela pandemia da Covid-19.

É mais uma conquista importante, para trazer alívio aos cofres dos empresários. Resultado de um dos inúmeros pleitos que a FCDL-MG vem solicitando junto ao poder público desde o início da pandemia para tentar salvar o setor de comércio e serviços”, ressalta o presidente da entidade Frank Sinatra.

COMÉRCIOS E PRESTADORES DE SERVIÇOS

Os setores que foram fortemente impactados pela paralisação das atividades econômicas poderão se beneficiar do novo plano. A ação traz alívio para os empreendedores durante a retomada econômica.

COPASA

A partir da segunda-feira (26/04), os clientes cadastrados na categoria comercial da COPASA terão condições especiais para renegociação de seus débitos: parcelamento em até 12 vezes, sem entrada e sem juros. As novas condições estarão disponíveis até o dia 11 de junho. O cliente inscrito na categoria comercial poderá optar, também, por ter a dívida parcelada em 24 vezes, porém, com entrada de 5% e cobrança de juros. Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato pelo telefone 115.

CEMIG

A partir de agora, os juros estão zerados e é possível dividir em até 12 vezes e as opções de parcelamento estão disponíveis no portal da Cemig ou pelo WhatsApp (31) 3506-1160. No aplicativo de mensagens, o cliente deve enviar um “Oi” e escolher a opção “Parcelar Meus Débitos”.

A orientação é para que as pessoas optem pelos canais digitais, que são meios rápidos e seguros para efetivar a negociação. Pelo portal Cemig, basta realizar login, selecionar a instalação que possui débito em aberto e, posteriormente, o serviço “Segunda Via e Pagamento de Contas”. Em seguida, o cliente pode verificar se existe a opção de seleção de débitos e a possibilidade de realizar o pagamento com cartão de crédito ou débito.

Além das opções citadas, há também um telefone específico para o parcelamento de débitos: 0800-721-7003, que atende das 9h às 21h, de segunda a sexta-feira, e das 9h às 15h, aos sábados.

Outra informação importante: continua, até 30/4, a parceria entre a Cemig e o sistema de cashback PicPay, que dá a possibilidade de, ao parcelar as contas de luz, ainda ter retorno de parte do dinheiro pago. As condições podem ser conferidas no site da Cemig.

TARIFA SOCIAL

Para ter direito ao benefício da Tarifa Social é preciso ter o registro no CadÚnico do governo federal, morar em um imóvel residencial e ter renda mensal de até meio salário mínimo por pessoa do grupo familiar.

Para a conta de luz, as opções de parcelamento estão disponíveis no portal da Cemig ou pelo WhatsApp (31) 3506-1160.

A Copasa suspendeu os cortes de abastecimento dos clientes de baixa renda inscritos na Tarifa Social até 30 de junho, que poderão parcelar os débitos em até 36 meses, sem juros e multas. A adesão a esse plano vai até 16 de maio, com parcelamento feito exclusivamente pelo site da Copasa. Em caso de dúvidas, os clientes podem entrar em contato pelo telefone 115.

Fonte: FCDL MG / Agência Minas