Venda mais no Natal: prepare-se!

15/11/2021

Por Herika Nogueira

O Natal é uma das mais importantes datas para o varejo. Planeje suas ações, mude e inove elementos da vitrine e crie um clima de encantamento e fraternidade.

Comece a preparar sua empresa desde já e não se esqueça que o atendimento eficaz, atenção aos detalhes e a vontade de suprir as expectativas com produtos de qualidade, são armas infalíveis para obter boas vendas. Assim, o vendedor tem importante papel. Afinal, quem está comprando quer atenção, paciência e dedicação.

Com o objetivo de auxiliar os associados em vender mais neste Natal, a CDL Itajubá traz algumas técnicas para aumentar os resultados das vendas durante essa época.

1 – Mantenha Contato com seus Atuais Clientes
Uma das melhores formas de vender mais é vender para quem já é seu cliente e já te conhece.
Mantenha contato com eles, instigando-os sobre os preparativos de sua empresa para o Natal.

2 – Decoração e Ambiente
Desperte o interesse dos consumidores deixando sua loja no clima natalino. Invista na decoração do seu ambiente com irreverência e criatividade. Tudo o que é novidade, aguça a curiosidade.

3 – Marketing Sensorial
Está relacionado ao ambiente de vendas, ou seja, a preocupação com a melhor experiência de compras que o cliente vai ter dentro da sua loja ou empresa. O marketing sensorial se baseia no estímulo dos diferentes sentidos (tato, olfato, paladar, visão, audição) para conquistar a atenção e o interesse dos seus clientes. Crie ambientes na sua empresa, utilizando aromatizadores de ambiente, sons e iluminação adequadas ao seu segmento, por exemplo.

4 – Atendimento de Qualidade
Para vender mais no Natal, você precisa atender bem seu cliente e ouvir o que ele deseja comprar. Receba-o com atenção e, sempre que possível, mostre o MIX de produtos da loja. É mais fácil aumentar o ticket médio de uma venda do que atender vários clientes ao mesmo tempo. Sempre que possível, dê algo de presente ou brinde. Os clientes que estão comprando para presentear vão adorar ser presenteados e terão mais empatia com você. Isso resulta em relacionamento de longo prazo!

5 – Promoções
Faça algum tipo de promoção, como as “combo” (compre 1 e ganhe outro), por exemplo. Ofereça kit’s prontos, já com embalagem de presente. Uma das promoções que surtem bastante efeito no comércio é a de descontos acumulativos. Os clientes que compram 3 peças ganham, por exemplo, 50% de desconto na 4ª peça. Assim, você utiliza gatilhos mentais nos clientes.

6 – Trabalhe com a Forma de Pagamento
Uma das técnicas de vender mais no Natal é disponibilizar formas de pagamentos com mais parcelas. Para aumentar o gatilho mental do seu cliente diga para ele: “e você ainda pode pagar em 6 vezes sem juros”. Compreender os gatilhos mentais que ativam a necessidade de compra do cliente é fundamental para aumentar as chances de vendas da empresa.

7 – Atrações Artísticas e Musicais (Marketing Sensorial)
Se puder, ouse mais nas estratégias de vendas e faça algo que encante o cliente enquanto ele compra em sua empresa. Uma loja de brinquedos, por exemplo, pode contratar um Papai Noel ou duendes para entreter as crianças e aumentar a permanência e intensão de compra dos pais. Outro exemplo, uma loja de roupa pode contratar um DJ para animar as compras.

8 – Disposição dos Produtos (Marketing Sensorial)
Observar o comportamento do cliente. Se grande parte dos clientes que compram o seu produto “A” se interessam, no momento da compra pelo “B” (por fazer correlação), porque não os colocar juntos? Para exemplificar, quando você compra um sapato masculino, o local onde você experimenta o sapato sempre está próximo do expositor de cintos e carteiras, correto?
Essa é a intenção da disposição dos produtos para vender mais no Natal.

9 – Equipe Comercial e Treinamento de Vendas
Se a intensão é aumentar as vendas, precisará ter vendedores mais qualificados para atender o alto volume. Para atender o cliente de forma agradável, com muita simpatia e de maneira prestativa, é preciso que o vendedor esteja com o foco 100% no cliente. Além disso, a equipe comercial precisa estar alinhada com a estratégia da loja e com a meta de venda, tanto a individual como a do grupo. Incentive os vendedores com um bônus de desempenho no final do mês, por exemplo. Reforce o treinamento e preparo dos vendedores para as vendas de Natal.

10 – Invista em Pós-venda
Anote os dados do cliente (nome, telefone celular e e-mail), respeitando a LGPD, para estabelecer um relacionamento de longo prazo com eles e garantir vendas futuras.

11 – Comunicação
A comunicação com o cliente e consumidores é fundamental para que todos os preparativos de sua empresa para aumentar as vendas de Natal tenham resultados positivos. Trace uma excelente estratégia de divulgação. Use e-mail marketing para se comunicar com os clientes, mídias sociais para atingi-los e aos potenciais clientes. Se necessário, invista em propaganda para atrair novos consumidores. Conte com um profissional para esta importante etapa para que as mensagens de sua empresa cheguem ao público desejado e promova o aumento das vendas.

Valorize-se e acredite no seu potencial, de sua empresa e de sua equipe de trabalho!
Boas vendas e SUCESSO!

Fonte:SuperVendedores