Saiba como registrar suas marcas

14/09/2021

Por Herika Nogueira

Dados do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) mostram que, somente no primeiro semestre de 2021, os pedidos de registro de marcas cresceram 75% entre os pequenos negócios, quando comparado ao mesmo período do ano passado.

Ao todo, 82.686 donos de pequenos negócios entraram com solicitações junto ao Instituto. Em 2020, o número de pedidos de registro de marcas já havia crescido 20%, comparado com 2019.

Para a analista de inovação do Sebrae, Raquel Minas, o aumento se justifica pela busca por mais qualidade e exclusividade nos produtos e serviços ofertados. “Os negócios estão cada vez mais inovadores e buscam se diferenciar da concorrência. A proteção dos ativos da empresa, como a marca, assegura a exclusividade de uso e permite que os criadores se beneficiem das suas invenções ou se protejam contra falsificações”, observa Raquel.

O registro da marca garante ao seu titular:
- Direito exclusivo de propagação e exploração comercial da marca, dentro da área de atuação da empresa.
- Direito de impedir que terceiros imitem, reproduzam, importem, vendam ou distribuam produtos ou serviços com sua marca sem sua autorização.
- A tranquilidade de saber que nunca será obrigado a mudar sua marca em razão de outro ter registrado, evitando o pagamento de indenizações elevadas e a perda de tempo e dinheiro investido em marketing.

COMO REGISTRAR MARCAS

Para registrar suas marcas junto ao Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) – órgão do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior - você pode contar com a Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL Itajubá.

Fale com a CDL Itajubá, tire suas dúvidas e registre suas marcas:
Telefone/WhatsApp: (35) 3622.3511
.