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18 dicas práticas para o pequeno varejista vender pelo WhatsApp

12/04/2021

Por Comunicação CDL Itajubá

Os aplicativos (apps) de mensagens, como o WhatsApp e o Telegram, são essenciais para os varejistas fazerem negócio e driblarem a crise causada pelo fechamento do comércio em muitas cidades.

Se você ainda não incorporou o Zap ao seu processo de vendas, está deixando de fechar negócio! Independentemente de quem seja, o seu público está no aplicativo de troca de mensagens e comunicação em áudio e vídeo pela internet. Mas atenção, para vender no aplicativo não basta disparar mensagens e esperar a clientela procurar por você. É preciso tratar o app como um canal de vendas.

Vendas pelo Zap

Confira as dicas de como vender pelo WhatsApp, dadas pelo especialista João Carlos Vendas, em live realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL).

1. WhatsApp Business: dê preferência para a versão business do aplicativo, que também é gratuita e foi desenvolvida para atender às necessidades das pequenas empresas. Nesta modalidade, além de se comunicar com os clientes, é possível exibir seus produtos e serviços e responder a perguntas enquanto seus clientes fazem compras.

2. Divulgue o número do Zap: divulgue o número do Zap nos seus canais de comunicação e na fachada da loja.

3. Crie um scritpt de vendas: o seu atendente deve seguir um roteiro, com mais ou menos cinco perguntas-chave, a fim de identificar as necessidades e desejos do cliente com eficiência e rapidez e ainda evitar qualquer tipo de confusão ou mal-entendido.

4. Treine sua equipe: é preciso capacitar e treinar os atendentes em marketing digital, a fim de ter um atendimento de excelência.

5. Atendimento multicanal: em todos os seus canais online, seu cliente deve ter acesso fácil ao link que abre uma conversa com sua empresa no WhatsApp.

6. Foto de perfil: a imagem do seu Zap deve deixar claro que é um número comercial e está relacionada à sua marca ou produto/serviço.

7. Nome da empresa: o nome vinculado à sua conta comercial de WhatsApp deve ser o da empresa. Usar letras maiúsculas facilita a leitura e destaca a conversa no app do cliente.

8. Configure as informações da empresa: coloque o horário de funcionamento, os endereços da loja (físico) e do site da empresa e o e-mail de contato.

9. Portfólio de produtos: se sua empresa ainda não tiver um site, uma boa saída é ter um portfólio de produtos online, o que facilita a decisão de compra e agiliza a venda. Uma ferramenta útil para isso é o Wix, onde você pode criar o portfólio e até mesmo seu site. O importante é o portfólio conter fotos e descrição dos produtos, bem como preço. Algo simples e com versões para computador e celular.

10. Catálogo do WhatsApp Business: a própria ferramenta tem um espaço para o empreendedor cadastrar até 50 produtos, com foto, descrição e preço. No entanto, existe algumas restrições para produtos farmacêuticos e alcoólicos.

11. Use encurtador de link: como o espaço para texto é pequeno nos campos de informação básica, é importante encurtar e até personalizar o link do seu site e/ou portfólio.

12. QR Code: outra forma fácil de divulgar o endereço e portfólio da sua loja é através do QR Code. Você pode criar um para seu negócio – existem vários geradores de QR Code gratuitos — e divulgar nos seus canais de comunicação.

13. Link oficial: crie e use o seu link oficial, que deve conter: wa.me/55 + DDD + número do zap. Escreva tudo junto, sem espaço. Exemplo: wa.me/5511950266656. Ao clicar neste link, automaticamente uma conversa com sua empresa é aberta no Zap.

14. Mensagem de saudação: a saudação inicial tem o potencial de acelerar a sua venda, pois impacta diretamente na primeira impressão da empresa. No texto, não pode faltar as “boas-vindas”, qual produto/serviço oferece, o link do seu site/portfólio, horário de atendimento no Zap, endereço físico da loja e as perguntas iniciais para conhecer a demanda do cliente, como “qual o seu nome?” e “como posso te ajudar?”.

15. Mensagem de ausência: é importante comunicar para o cliente que você e sua equipe não estão disponíveis para atender naquele momento. Há duas formas de fazer isso: uma mensagem automática informando ao cliente o horário de atendimento e que, tão logo seja possível, você lhe dará retorno; ou apenas manter a mensagem de saudação com as informações já listadas no item anterior.

16. Privacidade: deixe os dados da sua empresa abertos, como foto de perfil, status e última vez que visualizou uma mensagem. Com isso, qualquer cliente que tenha interesse em saber mais sobre seu negócio terá acesso às informações.

17. Finalização do atendimento: sempre finalize o atendimento com uma pergunta! Por exemplo: “posso ajudá-lo em algo mais?” ou “o(a) senhor(a) precisa de mais alguma informação?”.

18. Monitore seu atendimento: é importante conhecer a opinião do cliente sobre o seu atendimento, para medir e monitorar o atendimento. Uma boa ferramenta gratuita para isso é o Formulário do Google, onde será possível construir um questionário online com perguntas-chave. Basta enviar o link da pesquisa para o cliente ao final de cada atendimento, mostrando que a opinião dele é muito importante para a sua loja. O próprio aplicativo fará a tabulação dos dados, lhe auxiliando a identificar os gargalos e as ações acertadas.

Vale à pena conferir a live de João Carlos Vendas e saber o passo a passo de cada item listado acima e de outras dicas apresentadas no webnar.

Então, clique aqui e assista!

 

Fonte: Varejo S.A.


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