Secretário fala sobre o PROREFI em reunião da CDL Itajubá

14/10/2021

Por Herika Nogueira

O Programa de Recuperação Fiscal de Itajubá 2021 (PROREFI) foi tema da reunião entre diretores e conselheiros da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL Itajubá com o atual secretário municipal de Coordenação Geral e de Gestão, Conrado Chiaradia Navarro, realizada nesta quarta-feira (13/10).

O PROREFI, que se encerra no dia 1º de novembro/21, oportuniza que pessoas físicas e jurídicas regularizarem débitos municipais, como dívidas de IPTU e ISS.

Para a CDL Itajubá, as facilidades oferecidas pelo programa, como descontos em multa e juros de mora, propiciam que empreendimentos se reergam frente a crise trazida pela Covid-19. A renegociação possibilita aos empresários a obtenção da Certidão Negativa de Débito (CND), documento primordial para a aquisição de empréstimos e demais negociações. Por outro lado, o programa também beneficia a prefeitura, que passa a receber valores, e a comunidade, que poderá ter melhorias para a cidade com a reaplicação de valores recuperados pelo PROREFI.

Segundo Conrado, o programa de recuperação fiscal deste ano obteve o melhor resultado histórico para Itajubá. Conforme o secretário municipal, nesses dois meses do programa (agosto e setembro), foram recuperados R$ 2,2 milhões, sendo que o último PROREFI reouve o total de R$ 1,5 milhão. A expectativa da prefeitura é que o programa de 2021, ao seu final, recupere o total de R$ 2,5 milhões.

O PROREFI 2021 ofereceu descontos maiores que a sua última edição, de 2018. Não esperamos completar os cinco anos de intervalo de um programa a outro, nos baseando na economia local e na realidade empresarial diante da pandemia, isso para que as empresas possam seguir em frente de posse da Certidão Negativa de Débito”, explicou Conrado Navarro.

O secretário municipal também comentou sobre a criação de um painel de gestão, com informações sobre todas as áreas abarcadas pela prefeitura, visando oferecer aos gestores municipais um panorama completo da cidade. Falou, ainda, da criação de programas para diminuir a inadimplência do IPTU e de fomento ao empreendedorismo, até o ano de 2023. Finalizou agradecendo o convite e contribuições da CDL Itajubá nos assuntos empresariais.

Diretores e conselheiros da CDL Itajubá parabenizaram o secretário por sua atuação na Secretaria Municipal de Finanças e desejaram sucesso frente a Secretaria de Coordenação Geral e de Gestão, colocando a entidade à disposição para o diálogo em questões nas quais for solicitada sua contribuição.

Fonte:CDL Itajubá