1.280 vagas em cursos técnicos são oferecidas para Itajubá

05/11/2021

Por Herika Nogueira

Como resultado da participação do presidente da Rede de Empresas de Tecnologia, Inovação e Comunicação de Itajubá (RETIC), Bernardo Vasconcelos de Carvalho, representando o Ecossistema Itajubá HardTech em evento promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (SEDE), realizado dia 4 de novembro, o Governo do Estado de Minas Gerais abriu 1.280 vagas para cursos técnicos em Itajubá, com bolsa integral.

O evento da SEDE teve como objetivo a apresentação do caso de sucesso de Itajubá e realizar o mapeamento, análise de indicadores e de informações sobre a demanda de mão de obra, que contribuíram para a definição das novas vagas de capacitação e qualificação profissional disponibilizadas para o município. A iniciativa promove a capacitação de pessoas inclusive para os setores do comércio e de serviços.

É de suma importância entender a relevância desta ação para o desenvolvimento regional, pois o projeto ataca dois imensos problemas atuais. Primeiro, o programa dá uma excelente oportunidade de carreira para jovens de baixa renda. Segundo, ajuda a suprir as demandas das empresas por profissionais qualificados, atualmente tão escassos. É uma grande vitória conjunta do nosso ecossistema. O futuro de Itajubá é brilhante”, afirmou Bernardo.

As vagas contemplam cursos técnicos ministrados pelo Senai e Senac em: administração; automação industrial; desenvolvimento de sistemas; eletroeletrônica; eletromecânica; eletrônica; eletrotécnica; finanças; informática para internet; mecânica; mecatrônica; redes de computadores; e em segurança do trabalho.

Essas vagas integram o Programa Trilhas de Futuro, uma iniciativa do Governo de Minas. Objetiva ofertar, gratuitamente aos jovens, cursos técnicos de formação profissional, com perspectiva de empregabilidade, aproveitando-se da infraestrutura já existente e da expertise de instituições públicas e privadas. Além da oferta gratuita da formação, todos os alunos selecionados e devidamente matriculados receberão uma ajuda de custo para vale-transporte e alimentação.

Para conferir a distribuição dos cursos e respectivas vagas acesse:

Fonte:INCIT