Melhore a experiência do cliente - Dia do Cliente – 15 de setembro

06/09/2021

Por Herika Nogueira

Para ajudar a aperfeiçoar ainda mais a experiência do cliente, preparamos 5 dicas para você estreitar relacionamento e vender mais no Dia do Cliente - 15 de setembro.

O que considerar antes de implantar ações para melhorar a experiência do cliente?
Se o objetivo é oferecer o melhor atendimento ao público, alguns dados devem ser levados em conta. Veja, abaixo, quais são eles.

Perfil do Consumidor
Quem mais visita a loja? Trata-se de pessoas jovens ou mais velhas? Na maioria, são mulheres ou homens? Você precisa saber todas essas respostas para ter total conhecimento de quem são elas e proporcionar uma boa experiência. É preciso conhecer o perfil de quem frequenta o estabelecimento e a principal recomendação é que você saiba quem é a maioria na sua lista de clientes. Isso possibilita aprimorar o serviço oferecido e, consequentemente, melhorar a experiência do cliente.

Interesses
Descoberto o perfil ideal dos consumidores, chega o momento de saber seus interesses quando se dirigem até o estabelecimento. Pesquise o comportamento dos clientes e seus hábitos de compras, procure saber quais são seus objetivos e identifique o motivo pelo qual eles estão na loja. De posse dessas informações, você tem a oportunidade de melhorar suas experiências.

Expectativas
Para que o consumidor tenha uma boa experiência de compra, é necessário que sua equipe esteja alinhada, no sentido de que todos sejam bons ouvintes e compreendam as expectativas dele. Isso comprova a importância de realizar um treinamento de vendedores de qualidade.
Dessa forma, busque entender o que seu time faz ou tem a chance de fazer para ajustar as expectativas e tornar a experiência do cliente a melhor possível. Escute a opinião das pessoas que frequentam a loja e sempre as deixe à vontade para externar seus feedbacks.

Agora veja 5 dicas para melhorar a experiência do cliente, tornando-a única e memorável. Confira!

COMO MELHORAR A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE?

Muitas vezes, a experiência mais marcante não é aquela que ofertará o melhor produto, mas a que disponibilizará um atendimento surpreendente. A seguir, veja algumas dicas para conquistar o público.

1. Coloque-se no lugar do cliente
Já imaginou como é ser cliente da empresa em que você trabalha, comprando um produto ou serviço e passando pelo atendimento da sua própria equipe? Será que todos os processos funcionam corretamente e garantem a melhor experiência?
Na cultura da marca é extremamente importante que fatores como praticidade e agilidade marquem presença. Questionar o modelo de trabalho da sua empresa cria novas perspectivas de aprendizado e oportunidades de melhoria, o que contribui para a satisfação de quem é recebido ou precisa resolver um problema com rapidez. É a famosa empatia!

2. Valorize o que a pessoa tem a dizer
É necessário refletir se as reclamações e sugestões recebem a atenção que merecem. Todas elas devem ganhar o mesmo tratamento, ao passo que a equipe precisa estar ciente de que trazem preciosas chances de implantar mudanças. Dessa forma, crie planos de ação para fazer com que as soluções demandadas sejam aplicadas. Quando a pessoa sabe que é ouvida, reforça a percepção de uma experiência do cliente ainda melhor.

3. Comunique-se ativamente
Para manter um relacionamento mais estreito com o público, preserve uma linha de comunicação direta. Assim, há um reflexo, inclusive no aumento das negociações e das oportunidades de venda, na medida em que os clientes ficam mais próximos. Divulgar abertamente as informações demonstra que a empresa é responsável, transmite credibilidade e viabiliza o surgimento de novos casos de sucesso.

4. Personalize o atendimento
A personalização do atendimento se torna mais simples e eficaz por meio do uso das informações organizadas. Uma simples pesquisa de satisfação possibilita coletar e processar os dados referentes às compras já realizadas e a qualquer tipo de atendimento prestado anteriormente. Tudo isso permite adequar a abordagem e a linguagem, a fim de personalizar o atendimento.

5. Preocupe-se com o pós-venda
Praticar o pós-venda é uma excelente maneira de estreitar o relacionamento com o consumidor após a compra do produto. Com a prática do pós-venda você consegue investigar e obter dados sobre a experiência que o cliente teve na venda, possibilitando corrigir possíveis erros em uma próxima visita. Assim, por meio da preocupação com a vivência que os clientes tiveram na venda, você atua para a fidelização de clientes. Melhorar o atendimento é uma ação de longo prazo, que não traz resultados imediatos. Esse processo envolve todas as etapas de contato e percepção do consumidor com relação ao que é oferecido para ele.

Focar a experiência do cliente faz parte de um modelo de gestão e uma filosofia em que todas as áreas se comprometem em facilitar e garantir as mais proveitosas interações.

Fonte: Bare Internacional