CDL Itajubá está representada na nova mesa diretoria do Codema

06/10/2021

Por Herika Nogueira

O diretor de Assuntos de Preservação e Meio Ambiente da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL Itajubá, Eduardo Borges Mohallem, representante titular da entidade no Conselho Municipal de Conservação, Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente - Codema de Itajubá, integra a nova mesa diretoria do Conselho, eleita para o próximo biênio.

A eleição ocorreu na manhã desta quarta-feira (6/10) e a nova mesa diretora do Codema tem como presidente Pedro Afonso Gonçalves, representante titular da Associação dos Engenheiros e Agrônomos de Itajubá (Aenai). A CDL Itajubá ocupa a Secretaria do Conselho.

O diretor da CDL Itajubá, Eduardo Borges Mohallem, tem como suplente, no Codema, o diretor de Soluções e Ações Institucionais, Alexandre Costa Lopes.

Para Eduardo Mohallem, a CDL Itajubá estar representada no Codema é de suma importância, uma vez que o conselho é um órgão que pode determinar os caminhos do desenvolvimento do município. Entre os pleitos da entidade junto ao Codema, está a realização quinzenal das reuniões. “Conseguimos que as reuniões fossem realizadas de quinze em quinze dias. Antes elas aconteciam uma vez ao mês. Assim, uma licença ambiental demorava três meses para sair, sendo uma reunião para apresentação do projeto, outra para montar a comissão e uma última para aprovação, ou não, do projeto. Agora, em 30 dias um empreendimento já tem retorno sobre sua licença ambiental”, comentou o diretor da CDL.

O Codema Itajubá

O Conselho Municipal de Conservação, Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente – CODEMA de Itajubá é um órgão colegiado autônomo, normativo, deliberativo e consultivo, criado pela Lei Ordinária nº 1.264/1980, que mais tarde foi alterada pela Lei Ordinária nº 2.248/1999.

Sua função principal é assessorar o Poder Público Municipal em assuntos referentes à proteção, à conservação, à defesa, ao equilíbrio ecológico, à melhoria do Meio Ambiente e ao combate à agressões ambientais em toda área de Município.

O Conselho é composto por representantes da Prefeitura e de organizações públicas e privadas.

Fonte:CDL Itajubá