Guarda Municipal comemora 10 anos de fundação e CDL prestigia solenidade

04/07/2022

Por Herika Nogueira Comunicação Integrada

A Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL Itajubá esteve representada por seu presidente, Alexandre Costa Lopes, na solenidade comemorativa aos 10 anos de fundação da Guarda Civil Municipal (GCM), realizada pela Prefeitura na manhã do dia 1º de julho, no Teatro Municipal.

A Guarda Municipal tem relevante importância para a cidade e, principalmente, para o comerciante. Ela traz maior segurança para quem empreende no município e para as pessoas que saem às ruas, para consumir ou a lazer. Parabéns a todo o efetivo da Guarda Municipal. Nos sentimos honrados em participar da comemoração dessa data especial e agradecemos à Guarda, na pessoa de seu comandante, Adilson, pela atenção, presteza e o trabalho que realizam, trazendo resultados efetivos para toda a sociedade de Itajubá”, expressou o presidente da entidade, Alexandre Lopes.

Na ocasião, pessoas e empresas também foram homenageadas pela Prefeitura, como forma de agradecimento pela parceria com a Guarda Municipal durante os últimos 10 anos. As empresas Supermercado Pilar e Supermercado Alvorada, associadas da CDL Itajubá, estavam entre os homenageados. Após as homenagens, houve entrega de chaves de quatro veículos, um doado pela Universidade Federal de Itajubá (Unifei) e três pela Prefeitura Municipal.

O evento contou com a presença de todo o efetivo da Guarda Municipal, além de agentes de segurança pública e autoridades do município e da região.

SOBRE A GUARDA

A Guarda Civil Municipal foi instituída em Itajubá através da Lei 050/2010, inicialmente com um comandante e 15 guardas municipais. Somente em 2012 os profissionais começaram a atuar na cidade. Desde então, tornaram-se peças fundamentais nas ações de segurança pública e defesa, sempre prestando assistência e socorro à população em parceria com os demais órgãos de segurança.
Entre as competências da Guarda Municipal estão zelar pelos bens e prédios públicos do município; prevenir e inibir, atos infracionais que atentem contra os bens, serviços e instalações municipais; atuar, preventiva e permanentemente, no território do município; colaborar, de forma integrada, com os órgãos de segurança pública; exercer as competências de trânsito; entre outras.
Em 2018, através da Lei 3.245, foi instituído e incluído no Calendário de Eventos e Festas do Município de Itajubá o dia 2 de julho como o “Dia do Guarda Municipal”, homenageando os componentes da GCM que contribuem diariamente para a segurança preventiva e comunitária.

Fonte: CDL Itajubá / Prefeitura Municipal