Basquete é agente de transformação social em Itajubá

07/07/2022

Por Herika Nogueira Comunicação Integrada

A integração de crianças e adolescentes na sociedade através do esporte é uma ação crescente que vem dando bons resultados. Nesse cenário, basquete e inclusão social são fatores que combinam, visto que essa prática esportiva contribui para a formação do indivíduo, ressaltando a disciplina, a solidariedade, trabalho em equipe e outros aspectos favoráveis a construção de valores sociais, culturais e educacionais.

Em nossa cidade, a Associação de Basquete e Desportos de Itajubá (ABDI) realiza, desde 2020, um projeto que visa a transformação social de crianças e adolescentes por meio do incentivo à prática de esportes, inicialmente com o basquete.

Para viabilizar o projeto, a ABDI conta com recursos vindos de mensalidades, pagas por alunos com capacidade financeira para tal, e da ajuda de colaboradores e patrocinadores dos setores público e privado. Os recursos são aplicados na manutenção administrativa, técnica e na compra de equipamentos esportivos.

Entretanto, para que o projeto possa ampliar sua Ação Social para mais participantes da comunidade carente, se faz necessário o aporte de doações. Nesse sentido, a Associação de Basquete criou o “Programa ABDI de Apadrinhamento”, para empresas, pessoas físicas e demais interessados em contribuir com a disponibilização de bolsa por aluno, mensal, no valor integral ou parcial.

O projeto foi apresentado aos diretores e conselheiros da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL Itajubá pelo presidente da ABDI, o empresário Roberto José Silva Costa, e o vice-presidente, ex-professor da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), João Batista Turrioni, ambos esportistas de basquete, em reunião de negócios desta quarta-feira (6/7).

A ABDI atualmente atende 50 alunos, entre crianças, adolescentes e adultos. Convidamos os empresários a olharem com carinho o nosso projeto. Temos conseguido algumas parcerias, porém esparsas, o que nos impede de dar a estrutura adequada ao projeto. Atualmente, 10 atletas necessitam de bolsa para continuarem no esporte. Agradecemos à CDL por essa oportunidade de contato e ficamos à disposição para dúvidas, visitas e para apresentar o projeto aos interessados em contribuir”, informaram os diretores da ABDI, Roberto Costa e João Turrioni.

Como apoio ao projeto da ABDI, a CDL Itajubá auxiliará na divulgação do “Programa ABDI de Apadrinhamento”, em seus canais digitais, e apoiará a Associação de Basquete na apresentação do projeto ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCAI) e entidades afins.

A CDL Itajubá é uma entidade que trabalha em prol dos empresários, mas que também se preocupa com o desenvolvimento social dos cidadãos. O esporte é uma ação transformadora, principalmente para crianças e adolescentes, que traz uma série de benefícios a serem colhidos futuramente. O projeto da ABDI tem a nossa atenção e apoio para divulgação e no que pudermos ajudar”, declarou o presidente, Alexandre Costa Lopes.

QUERO CONTRIBUIR PARA O "PROGRAMA ABDI DE APADRINHAMENTO"

Aqueles que desejam contribuir com o projeto podem fazê-lo através do:
Google Forms - https://bit.ly/3ONyVNV
WhatsApp - (35) 99864.6584
PIX - 37282640000141 (CNPJ da ABDI)

Os recursos obtidos serão integralmente revertidos em bolsas para os alunos carentes.
O doador poderá escolher destinar o valor a um aluno específico (pode pedir uma indicação para ABDI), ou destinar o valor para um Fundo que será distribuído para todos os alunos carentes, por meio de bolsas.

A Associação de Basquete e Desportos de Itajubá (ABDI)

A ABDI é uma Associação sem fins lucrativos, composta por membros voluntários sem nenhum tipo de ganho. Desenvolve um projeto que reúne Ação Social com incentivo ao esporte, por meio do basquete, para atingir a todos cidadãos itajubenses e da região Sul de Minas. Atende com duas categorias (Adulto 18+ e Sub13-17 para idade de 12 a 17 anos), com treinos segundas e quartas-feiras, das 17h30 às 20h30, e aos sábados, das 8h às 11h, na quadra do Parque da Cidade.

ABDI Instagram: @abdi.oficial https://bit.ly/3AxrqGz