5G trará mudanças para usuários

04/05/2021

Agência Brasil

A internet 5G, prevista para estar disponível nas 27 capitais brasileiras até julho de 2022, é vista pelo governo federal e por empresas de tecnologia e de telecomunicações, como uma revolução tecnológica abrangente. A implementação dessa tecnologia no Brasil promete trazer diversas inovações que vão se refletir em maior produtividade, avanços na economia e na qualidade de serviços.

chegada da nova geração de internet móvel vai trazer novidades para a forma como a sociedade navega, produz e consome conteúdo. Também trará novas possibilidades de interação, que podem transformar a educação, os serviços e a indústria brasileira, além de capacitar novos mercados de trabalho. Tudo graças às características da tecnologia 5G, em especial a velocidade de transmissão e recepção de dados, chamada latência.

Como exemplos, cursos remotos de ensino poderão se beneficiar de aulas em realidade aumentada - experiência de interação em que objetos reais são aprimorados por meios digitais - para mostrar casos práticos da construção de uma estrutura arquitetônica, ou para o treino de um piloto de avião, por exemplo. Galerias de arte, máquinas complexas ou até mesmo o corpo humano podem ser explorados via realidade aumentada em sessões de aprendizado com centenas de outras pessoas compartilhando a experiência.

5G deve expandir o uso da Internet das Coisas

Conectar o mundo físico ao tecnológico – o offline ao online – para facilitar o nosso dia a dia é o objetivo da Internet das Coisas (IdC) – também tratada pela sigla em inglês IoT (Internet of Things). Equipamentos conectados à internet já permitem que objetos se comuniquem e automatizem lares, como faz o aparelho “Alexa” (caixas de som inteligentes), por exemplo. A Internet das Coisas muda o nosso cotidiano e a chegada da internet 5G ao Brasil irá expandir e consolidar esse processo.

“O 5G vai remodelar a sociedade e os meios produtivos. Para muito além do que aconteceu quando saímos do 3G, teremos internet das coisas [IoT, da sigla em inglês], carros autônomos, cirurgias remotas. O 5G alavanca e possibilita várias outras tecnologias, como inteligência artificial, realidade aumentada - tornando cada vez os meios produtivos mais competitivos”, explicou o presidente da Anatel, Leonardo Euler de Morais.

5G - Qual a diferença entre as gerações?

Apesar do ganho óbvio no quesito velocidade, a transição para o 5G não será percebida apenas pelas taxas de download ou upload de conteúdo. Veja no infográfico a diferença entre as gerações da internet móvel:

Leilão de frequências

Em reta final de avaliação pelo Tribunal de Contas da União (TCU), o leilão das radiofrequências que serão utilizadas pela nova geração de internet no Brasil é um passo importante que está sendo tomado, em paralelo a uma série de medidas e adaptações que já vêm sendo articuladas pelo Ministério das Comunicações e por operadoras que viabilizarão a novidade.

Piloto 5G banda larga em Itajubá

Itajubá, Sul de Minas, juntamente com Bento Gonçalves (RS) e Três Lagoas (MS), sediaram o piloto de expansão da banda larga wireless de alta velocidade com equipamento 5G da TIM, projeto iniciado em outubro do ano passado.

Fonte: Agência Brasil