Novos empregos são criados em Itajubá e no Brasil, apontam dados

03/11/2021

Por Herika Nogueira

Itajubá registrou 127 novos postos de trabalho no último mês de setembro, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério da Economia. De janeiro a setembro deste ano, o município contabiliza 1.369 novas vagas de emprego formal.

Há 5 meses Itajubá mantem resultado positivo na geração de empregos formais, sendo o setor da Indústria o maior gerador de novos postos de trabalho no município, com 562 vagas, seguido por Serviços, com 518 vagas, Comércio, 215 vagas, Construção, 72 vagas, e Agropecuária, com 2 vagas.

No Brasil

As micro e pequenas empresas são as maiores responsáveis por mais de 71% dos 2,5 milhões de empregos gerados no Brasil, entre janeiro e setembro deste ano. Levantamento feito pelo Sebrae, a partir de dados do Caged, do Ministério da Economia, mostra que os pequenos negócios criaram, sozinhos, cerca de 1,8 milhão de novos postos de trabalho, ou seja, quase 1,2 milhão de vagas a mais que as médias e grandes empresas.

Setembro foi o quarto mês consecutivo em que foram criados mais de 300 mil novos empregos no Brasil, sendo que as micro e pequenas empresas responderam por 227,9 mil vagas desse total, o que corresponde a 72,5%.

Entre as pequenas empresas, no mês de setembro, o segmento que mais criou vagas foi o de Serviços (103,4 mil), um dos mais afetados pela pandemia e que com o aumento da vacinação tem mostrado recuperação. Em segundo lugar está o Comércio, responsável por 54,4 mil vagas; seguido pela Indústria (37,6 mil), Construção (27,5 mil) e Agropecuária (3 mil).