Causas animal e ambiental são foco de trabalho na promoção da saúde pública

04/08/2022

Por Herika Nogueira Comunicação Integrada

A proteção aos animais busca zelar por esses seres, bem como evitar a proliferação de doenças transmitidas por eles ou que os têm como vetor de transmissão (zoonoses). Proteger o meio ambiente, como as nascentes d’água, por exemplo, é outra ação que contribui para o bem-estar e qualidade de vida da população.

Para contar sobre o trabalho que desenvolve, com foco nas causas animal e ambiental para a promoção da saúde pública, diretores e conselheiros da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL Itajubá receberam, em reunião de negócios da entidade, o vereador Silvio César Vieira.

Nossa reunião de negócios traz, semanalmente, pessoas que exercem papel diferenciado em Itajubá e que, reconhecidamente, se destacam pelo trabalho que realizam, contribuindo assim para o desenvolvimento da cidade. A CDL olha para o município como um todo e este espaço possibilita conhecermos mais sobre as ações desempenhadas por essas pessoas e divulgá-las para nossos associados e à comunidade”, destacou o presidente da CDL Itajubá, Alexandre Costa Lopes, ao abrir a reunião desta quarta-feira (3/8).

Silvio Vieira é itajubense, formado em Contabilidade e atuou por 17 anos em uma multinacional. Paralelamente, desenvolvia trabalho de acolhimento de animais. Com o intuito de impulsionar políticas públicas dedicadas aos animais e meio ambiente, Silvio candidatou-se e foi eleito vereador, pelo Partido Verde, sendo o mais votado nas Eleições 2020.

Durante a reunião de negócios da CDL Itajubá, o vereador destacou seu trabalho com políticas públicas, entre elas a que busca vacinar 100% dos cães e gatos do município para a prevenção da Raiva, doença infecciosa quase sempre fatal. “A Raiva não tem cura e estamos lutando para tornar a vacinação obrigatória. Atualmente temos um universo de aproximadamente 16 mil animais na cidade. Antes de eu ser vereador, a meta era de vacinar 10 mil animais, mas não chegava a 5 mil. Hoje chegamos aos 10 mil e a meta é vacinar os 16 mil cães e gatos do município”, explicou o vereador.

Silvio falou de um projeto para educação escolar infantil que desenvolve, visando orientar crianças sobre a importância de cuidar e proteger os animais domésticos. Comentou sobre a instituição do ‘Castramóvel’, veículo preparado para realizar a castração de cães e gatos nos bairros mais carentes, ação realizada pela Prefeitura de Itajubá em parceria com a ONG Santuário Jardim de São Francisco, e também do atendimento veterinário gratuito, beneficiando a população carente de bairros mais distantes.

Entre as Leis de sua autoria, o vereador citou a que proíbe a queima e soltura de fogos e estampidos e de artifícios de efeito sonoro ruidoso, preservando o bem-estar de animais e de pessoas sensíveis ao barulho, como bebês e idosos. Outro destaque é uma Emenda de R$ 800 mil para a construção de um Hospital Público Veterinário no município, que atenderá animais pertencentes às ONGs, às pessoas que possuam mais de 15 animais e às pessoas atendidas pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). “O que vemos de cães e gatos morrendo, por seus donos não terem dinheiro para pagar um atendimento, é absurdo”, comentou.

Quanto às causas ambientais, Silvio Vieira enfatizou uma Emenda Orçamentária de sua autoria que busca a certificação da Serra dos Toledos como reserva ambiental, ação que irá gerar de R$ 20 mil a R$ 40 mil/mês de ICMS Verde para os cofres públicos.

O vereador, ao final, respondeu perguntas e ouviu sugestões dos diretores e conselheiros da CDL Itajubá, que parabenizaram Silvio Vieira pelo trabalho realizado na vereança, integrando a saúde animal e a proteção ambiental ao bem-estar, qualidade de vida e à saúde humana.

Fonte: Varejo S.A.