Por Herika Nogueira
A 'Oficina de Currículos', promovida pela Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL Itajubá em parcerias com as alunas do curso de Psicologia do Centro Universitário de Itajubá (Fepi), realizada nos dias 28 e 29 deste mês, transmitiu aos participantes conhecimentos sobre 'Como montar um currículo' e 'Como se portar na entrevista'.
Aberta à comunidade e gratuita, a Oficina foi uma iniciativa das estagiárias Cibele Faria dos Santos Munis e Amanda Danieli Ricotta Gonçalves, que atuam nos processos seletivos oferecidos aos associados da CDL Itajubá, sendo ambas alunas do 10º período do curso de Psicologia. A Oficina surgiu da percepção quanto a necessidade de orientar e melhor preparar os candidatos que pleiteiam uma vaga no mercado de trabalho, especialmente pelo fato da busca por um emprego começar pela confecção do currículo.
“A relevância de um currículo bem feito traz facilidades para o recrutador, e benefícios para o candidato, pois contém todas as informações necessárias, destacando os dados pessoais, objetivos, habilidades, experiências anteriores e informações adicionais”, explicou Cibele.
A 'Oficina de Currículos' teve como ponto principal facilitar a compreensão dos participantes quanto ao conteúdo. Assim, de forma didática, com exemplos e ilustrações, as estagiárias ensinaram como um candidato deve se preparar efetivamente para construir um bom currículo e, ao ser chamado, como se portar bem na entrevista.
“O porte na entrevista de emprego varia de acordo com o perfil da empresa, por isso é importante o candidato pesquisar previamente sobre o estilo da empresa a qual está enviando seu currículo, e entender a maneira de trabalhar daquele grupo, observando se ele se encaixa naquele modelo”, apontou Cibele.
Ao final da Oficina os participantes receberam, via e-mail, dois ebooks, cada um com seu respectivo assunto.
As estagiárias deixaram uma dica preciosa aos candidatos: “Se o candidato não tiver experiências anteriores, não deve mentir dizendo o contrário. Use sempre da honestidade e destaque suas habilidades, aquelas que poderão ser positivas para a empresa”.
Fonte:CDL Itajubá
Voltar |