Dia das Crianças é oportunidade de venda para todos os negócios. Veja as dicas!

28/09/2021

Por Herika Nogueira

O Dia das Crianças, celebrado no próximo dia 12 de outubro, promete movimentar as vendas do varejo. Espontaneamente, os setores que mais vendem nesse período são os de roupas, brinquedos, calçados, games e doces. No entanto, há uma tendência, que tem ganhado cada vez mais força, principalmente em datas comemorativas: o cross-selling.

A técnica consiste em oferecer uma experiência cada vez mais completa ao cliente, seja de forma direta ou indireta, e que pode ser aplicada em qualquer negócio. Forma Direta: um restaurante, ao vender o almoço para as famílias na semana do Dia das Crianças, oferece desconto em uma loja de brinquedos parceira. Forma Indireta: uma loja de bicicletas oferece condições especiais para quem levar, além da bike, acessórios como capacete, joelheiras.

O Dia das Crianças é um dos maiores tickets-médio entre as datas comemorativas do mercado. Por isso, a importância de se preparar para a comemoração, mesmo que seu negócio não seja diretamente ligado aos setores que ela mais movimenta. A criação de alguma iniciativa que remeta à data é muito importante para a relação com o cliente. Pode ser uma playlist infantil, um cardápio especial, nomes criativos para os produtos e serviços, entre outras.

Confira cinco dicas para aplicar em seu negócio no Dia das Crianças.

1 – Passe segurança aos clientes e colaboradores
A pandemia não acabou. Receba seu cliente com todos os cuidados necessários, oriente os colaboradores para uso de máscara e disponibilize álcool gel no estabelecimento. Comunicados educativos também são fundamentais.

2- Invista na experiência do cliente
Além do produto ou serviço, é primordial que seja entregue algum valor com sua marca. O Dia das Crianças pode ser celebrado mesmo se o seu negócio não tem engajamento com a data. Encante seu cliente com músicas divertidas, um cardápio diferenciado, um espaço para brincadeiras infantis, qualquer ação que lembre a data.

3- Tenha pluralidade nas formas de pagamento
Ofereça todas as facilidades para o pagamento, como cartão, pix, transferência, boleto e dinheiro. Essa variedade nas formas de pagamento é decisiva no processo de compra.

4- Seja cuidadoso na entrega
Os serviços de delivery da empresa devem estar bem afinados. A pessoa que fará a entrega deve ser carismática e portar todos os itens de segurança. Os produtos precisam ser embalados de maneira que sua integridade e a pontualidade na entrega sejam inquestionáveis. Um mimo como um recadinho, um pirulito, um bombom, um brinde final, também fazem toda diferença no encantamento ao cliente. Ele irá lembrar do seu negócio em outro momento. Acredite!

5- Use e abuse da sua presença digital
Aproveite todo o relacionamento construído com seus clientes e mostre que o seu negócio se importa e celebra a data. Faça publicações, promova interações e impulsione posts comemorativos. Lembre-se, sua marca deve entregar valores positivos, muitas experiências de compra começam nas redes sociais.

Fonte:CDL Itajubá