Ampliação do Presídio e parcerias sociais foram temas de reunião da CDL Itajubá

29/09/2021

Por Herika Nogueira

A recente inauguração do anexo I do Presídio e as parcerias integradas aos projetos de reinserção de detentos à sociedade foram temas da reunião, realizada nesta quarta-feira (29/09), entre conselheiros, diretores da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL Itajubá e o subdiretor de Humanização do Atendimento do Presídio de Itajubá I, Adão Omar de Almeida.

Inaugurado no último dia 21 de setembro, o anexo I do Presídio de Itajubá I viabiliza 306 novas vagas masculinas ampliando a capacidade da unidade, que passará a contar com 712 vagas, segundo informações da Agência Minas. A ação do Governo de Estado, por meio da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), ampliará as vagas no sistema prisional mineiro e promoverá melhorias na ressocialização dos indivíduos privados de liberdade.

Almeida falou sobre as ações desenvolvidas para a recuperação e reinserção de detentos à sociedade. Entre os projetos citados estão a padaria, horta e oficinas de costura de uniformes e máscaras. “Algumas atividades laborais e de formação escolar foram paralisadas devido à Covid-19, mas, aos poucos, estão sendo retomadas. No momento, 62 presos trabalham e 34 estão em atividades escolares”, contou o subdiretor Humanização do Atendimento do Presídio.

Segundo Almeida, já estão sendo retomadas as iniciativas para a busca de novas parcerias com empresas privadas, objetivando criar novos projetos de ressocialização. Também há previsão de ser implantado um laboratório de informática dentro do presídio, viabilizando acesso dos internos a cursos superiores e profissionalizantes on-line. Comentou, ainda, que a unidade está viabilizando um projeto de reciclagem dos isopores das marmitas servidas aos internos.

A Importância da Ressocialização

A CDL Itajubá acredita que a ampliação da capacidade ocupacional do Presídio deve ser acompanhada de ações que atentem para a reintegração do público custodiado à sociedade. O trabalho e o estudo são importantes formas de recuperar os indivíduos privados de liberdade, tornando-os produtivos para a sociedade, para si próprios e suas famílias.

A participação da sociedade também é importante no processo de reintegração. Nesse sentido, a parceria de empresas privadas, do comércio, serviços e indústria, em projetos de ressocialização proporciona trabalho, renda e estudo aos detentos, buscando prepará-los para o retorno ao meio social.

Parceria CDL Itajubá e Presídio

O projeto ‘Fábrica do Papai Noel – Reciclando Ideias, Renovando Vidas’, idealizado pela CDL Itajubá, conta com a parceria do Presídio desde sua primeira edição, em 2019, ano em que o projeto recebeu prêmio da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas (FCDL MG) como melhor iniciativa na categoria ‘Relacionamento com Associados’.
A parceria consiste na confecção, por presidiários, de peças decorativas feitas com material reciclado, destinadas a enfeitar espaços públicos para as festividades natalinas. Além de embelezar a cidade, o projeto tem alcance social, contribuindo para a ressocialização de presidiários, e contribui para a conservação do meio ambiente.

Ano passado, com o advento da pandemia do novo coronavírus, a CDL Itajubá foi parceira do Presídio para a confecção de máscaras. A entidade, por meio da contribuição de empresas associadas, realizou a doação de linhas, fios e bobinas de TNT de poliéster.
A solicitação para a fabricação das máscaras partiu do Departamento Penitenciário da Secretaria de Estado de Segurança Pública de Minas Gerais, visando atender às necessidades de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) do sistema de saúde do estado.

Como Ser Empresa Parceira do Presídio

Empresas interessadas em estabelecer parceria com o Presídio de Itajubá devem contatar o subdiretor de Humanização do Atendimento do Presídio de Itajubá, Adão Omar de Almeida:
[email protected]ça.mg.gov.br