Newsletter


Receba nossas novidades.
Cadastre seu email.


Consulta Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito)



Mérito Lojista 2019


Parada Natalina 2018


Professor de Economia da Unifei fala sobre impactos e perspectivas para os negócios locais

01/07/2022

Por Herika Nogueira Comunicação Integrada

Com o objetivo de entender melhor a atual conjuntura econômica mundial, os impactos dos acontecimentos e as perspectivas para os negócios locais, diretores e conselheiros da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL Itajubá conversaram com o professor de Economia do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG), da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Moisés Diniz Vassallo, durante a reunião de negócios da entidade, realizada nesta quarta-feira (29/06).

Passamos por um período muito ruim na pandemia, impactando severamente todos os negócios, e, com o mundo e a economia cada vez mais conectados, temos que buscar entender os cenários internacional e nacional para tentar prever impactos e as perspectivas para a nossa realidade”, apontou o presidente da CDL Itajubá, Alexandre Costa Lopes, ao abrir a reunião.

Alexandre Lopes lembrou ainda que: “Após a pandemia, esperávamos que as coisas ficassem mais tranquilas, mas o que vemos é o inverso. Temos a guerra Rússia e Ucrânia, o Irã querendo desenvolver bomba nuclear, a China querendo invadir Taiwan, Estados Unidos liberando o petróleo venezuelano. Ou seja, tínhamos um cenário previsível, de certa forma, e que agora está totalmente em transformação”.

Segundo o professor, o momento internacional é de rearranjo e que as mudanças e transformações têm se tornado cada vez mais intensas, com reflexos também para o Brasil. Expôs sobre a escassez da oferta de produtos, causada primeiro pela pandemia seguida pela Guerra da Ucrânia; a desvalorização da moeda brasileira; sobre fatos políticos que afastam os investidores estrangeiros, sobre os custos da energia e do combustível; e sobre a alta da taxa Selic, instrumento de política monetária para controlar a inflação no país, que vem impactar diretamente no aumento das taxas de juros das linhas de crédito para negócios.

A Selic, neste momento, tem poder limitado para controlar a inflação, visto que estamos praticamente em depressão, com crescimentos pífios. A única razão para a Selic subir agora é conter a alta do dólar. Subir a Selic tem um impacto incrível, pois tudo que você vai comprar parcelado vai ficar mais caro, o financiamento ou empréstimo vão ficar mais caros”, esclareceu Moisés Vassallo.

Para o professor o cenário econômico, para este ano, é tenebroso. “Por um lado, temos a tentativa de conter a inflação e, de outro, governos – federal, estaduais e municipais – sinalizando gastos acima do normal, além das questões que envolvem a mudança da lei tributária dos Estados quanto ao ICMS, isso especialmente em ano eleitoral. Temos um cenário muito incerto, com forças políticas preocupadas com a inflação, mas jogando contra a inflação”, apontou ele.

De acordo com Moisés Vassallo, a perspectiva é que a inflação não irá ceder. “Fechamos este ano com inflação e taxa Selic altas. O aumento da taxa de juros não conseguirá, sozinha, conter a inflação. Temos muitas incertezas, também no cenário político, para o ano que vem”, resumiu o professor para a previsão de curto prazo, completando que há perspectiva positiva a médio prazo, de melhora dos cenários para daqui dois anos, com a instalação de uma nova ordem mundial.

Para os lojistas e prestadores de serviços de Itajubá, o professor Moisés Vassallo, chamou a atenção para o parcelamento, capital de terceiros (cartão de crédito). “Eventualmente, os micro e pequenos empresários devem refazer as contas para entender quanto o parcelamento pode pesar nos negócios. A venda parcelada, nos próximos meses, pode gerar custos, já que o cartão de crédito está muito atrelado a taxa Selic”, orientou.

Ao final, Moisés Vassallo respondeu perguntas e esclareceu dúvidas dos integrantes do corpo diretor da CDL Itajubá, que agradeceram a presença e desejaram sucesso ao professor.

 

Fonte: CDL Itajubá


Voltar

Movimento lojista em todo Brasil

Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais - FCDL-MG
Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas

CDL Itajubá

Praça Wenceslau Bráz, 42
Centro Itajubá-MG
Tel:(35) 3622-3511/3622-3905

Redes Sociais

Facebook
Twitter