Professor de Economia da Unifei fala sobre impactos e perspectivas para os negócios locais

01/07/2022

Por Herika Nogueira Comunicação Integrada

Com o objetivo de entender melhor a atual conjuntura econômica mundial, os impactos dos acontecimentos e as perspectivas para os negócios locais, diretores e conselheiros da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL Itajubá conversaram com o professor de Economia do Instituto de Engenharia de Produção e Gestão (IEPG), da Universidade Federal de Itajubá (Unifei), Moisés Diniz Vassallo, durante a reunião de negócios da entidade, realizada nesta quarta-feira (29/06).

Passamos por um período muito ruim na pandemia, impactando severamente todos os negócios, e, com o mundo e a economia cada vez mais conectados, temos que buscar entender os cenários internacional e nacional para tentar prever impactos e as perspectivas para a nossa realidade”, apontou o presidente da CDL Itajubá, Alexandre Costa Lopes, ao abrir a reunião.

Alexandre Lopes lembrou ainda que: “Após a pandemia, esperávamos que as coisas ficassem mais tranquilas, mas o que vemos é o inverso. Temos a guerra Rússia e Ucrânia, o Irã querendo desenvolver bomba nuclear, a China querendo invadir Taiwan, Estados Unidos liberando o petróleo venezuelano. Ou seja, tínhamos um cenário previsível, de certa forma, e que agora está totalmente em transformação”.

Segundo o professor, o momento internacional é de rearranjo e que as mudanças e transformações têm se tornado cada vez mais intensas, com reflexos também para o Brasil. Expôs sobre a escassez da oferta de produtos, causada primeiro pela pandemia seguida pela Guerra da Ucrânia; a desvalorização da moeda brasileira; sobre fatos políticos que afastam os investidores estrangeiros, sobre os custos da energia e do combustível; e sobre a alta da taxa Selic, instrumento de política monetária para controlar a inflação no país, que vem impactar diretamente no aumento das taxas de juros das linhas de crédito para negócios.

A Selic, neste momento, tem poder limitado para controlar a inflação, visto que estamos praticamente em depressão, com crescimentos pífios. A única razão para a Selic subir agora é conter a alta do dólar. Subir a Selic tem um impacto incrível, pois tudo que você vai comprar parcelado vai ficar mais caro, o financiamento ou empréstimo vão ficar mais caros”, esclareceu Moisés Vassallo.

Para o professor o cenário econômico, para este ano, é tenebroso. “Por um lado, temos a tentativa de conter a inflação e, de outro, governos – federal, estaduais e municipais – sinalizando gastos acima do normal, além das questões que envolvem a mudança da lei tributária dos Estados quanto ao ICMS, isso especialmente em ano eleitoral. Temos um cenário muito incerto, com forças políticas preocupadas com a inflação, mas jogando contra a inflação”, apontou ele.

De acordo com Moisés Vassallo, a perspectiva é que a inflação não irá ceder. “Fechamos este ano com inflação e taxa Selic altas. O aumento da taxa de juros não conseguirá, sozinha, conter a inflação. Temos muitas incertezas, também no cenário político, para o ano que vem”, resumiu o professor para a previsão de curto prazo, completando que há perspectiva positiva a médio prazo, de melhora dos cenários para daqui dois anos, com a instalação de uma nova ordem mundial.

Para os lojistas e prestadores de serviços de Itajubá, o professor Moisés Vassallo, chamou a atenção para o parcelamento, capital de terceiros (cartão de crédito). “Eventualmente, os micro e pequenos empresários devem refazer as contas para entender quanto o parcelamento pode pesar nos negócios. A venda parcelada, nos próximos meses, pode gerar custos, já que o cartão de crédito está muito atrelado a taxa Selic”, orientou.

Ao final, Moisés Vassallo respondeu perguntas e esclareceu dúvidas dos integrantes do corpo diretor da CDL Itajubá, que agradeceram a presença e desejaram sucesso ao professor.