Uma nova maneira de se relacionar com os consumidores inadimplentes de Itajubá. Essa é a proposta do Departamento de Recuperação de Crédito (DRC) da CDL, que visa facilitar o processo de negociação entre clientes e lojistas e promover a volta desses consumidores ao mercado. O serviço é voltado exclusivamente aos associados.
O DRC é eficiente e fortalece a cultura de negociação: o cliente aprende que é possível pagar as dívidas, de acordo com suas possibilidades, e retornar ao mercado consumidor. Os lojistas, a CDL e a população do município só têm a ganhar com esse sistema de cobrança.
As estratégias aplicadas pelo departamento permitem a redução de custos para o lojista e facilita as negociações com os clientes. Todas as informações são centralizadas para que o DRC seja um ponto de referência para o consumidor, que pode negociar diversas dívidas em um único lugar. Outros benefícios são a agilidade e simplicidade das operações.
As informações cadastrais da carteira de clientes das lojas integrantes do programa são atualizadas constantemente. Essas informações são cruzadas com o banco de dados do Serviço de Proteção ao Crédito. A partir da verificação de alguma pendência, são realizados os contatos para cobrança amigável das dívidas. Caso haja necessidade, a CDL também oferece suporte para a recuperação do crédito por meio de ações judiciais.