CDL Itajubá participa de apresentação do relatório sobre queimadas e do plano de contingência para cheias

27/10/2021

Por Herika Nogueira

A Câmara de Dirigentes Lojistas – CDL Itajubá participou de reunião do Comitê de Gerenciamento de Crise de Queimadas, realizada nesta segunda-feira (25/10), representada por seu diretor Comercial e de Expansão, João Bosco Moreira da Silva, titular no Conselho Municipal de Defesa Civil e Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), e Gabriel Mohallem, suplente no conselho. Durante a reunião, foram apresentados o relatório sobre queimadas e o plano de contingência para deslizamento de encosta, inundação, alagamento, estiagem e tempestades em nossa cidade.

Relatório sobre queimadas

Os dados do relatório de queimadas, apresentado pelo comandante do Corpo de Bombeiros, Tenente Marco Antônio de Oliveira Neto, apontam que do dia 1º de janeiro até dia 30 de setembro deste ano, foram atendidas 194 ocorrências de incêndio em vegetação, contra 241 ocorrências no mesmo período do ano passado, resultando em uma redução de 20% no número de ocorrências de queimadas.

Esse resultado positivo é atribuído, entre outros aspectos, às ações preventivas adotadas pelo Comitê de Gerenciamento de Crise de Queimadas. “Passamos por um dos períodos mais severos de seca da história do Brasil, porém o número de incêndios em vegetação reduziu muito e isso se deve, em grande parte, às ações preventivas do Comitê”, comentou o comandante.

Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil para deslizamento de encosta, inundação, alagamento, estiagem e tempestades

O plano estabelece os procedimentos a serem adotados pelos órgãos envolvidos direta e indiretamente na resposta às emergências e desastres relacionados aos eventos naturais em questão. Tem por objetivo estabelecer atividades para a equipe municipal, em situações de risco, de modo a reduzir possibilidades de perdas materiais e humanas por meio da previsão de condições potencialmente favoráveis à sua ocorrência desses eventos, acompanhando os seguintes parâmetros: precipitação pluviométrica, previsões e avisos meteorológicos, observações a partir de vistorias de campo, trabalhos preventivos, dentre outros.

Uma cópia do plano de contingência foi entregue à CDL Itajubá, por meio do diretor João Bosco.