Newsletter


Receba nossas novidades.
Cadastre seu email.


Consulta Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito)



Mérito Lojista 2019


Parada Natalina 2018


Seminário debate políticas inclusivas e autismo

25/04/2022

Por Herika Nogueira Comunicação Integrada

A Prefeitura de Itajubá realizou nesta segunda-feira (25/4), no Teatro Municipal, o 1º Seminário de Políticas Inclusivas do município.

O evento enfatizou a inclusão e o respeito às pessoas com o Transtorno do Espectro Autista (TEA), ação que integra o mês da conscientização mundial do autismo: “Abril Azul”; e as políticas públicas aplicadas na cidade de São José dos Campos.

Na programação, o seminário contou com as palestras da médica neuropediatra da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Itajubá, Dra. Maria Elizabeth C. Rodrigues de Faria; do secretário de Apoio Social ao Cidadão de São José dos Campos (SP), Antero Alves Baraldo; e da assessora de Políticas para Pessoas com Deficiência da Prefeitura de São José dos Campos (SP), Jordana Bassi.

Foto por: Markinhu Meireles

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL Itajubá, Alexandre Costa Lopes, e a associada Vera Lúcia Mouallem (Casa Charles) representaram a entidade no seminário, entendendo a importância das informações e experiências apresentadas, para que possam ser replicadas no comércio local.

O varejo e serviços têm um importante papel na inclusão das pessoas com deficiência. Na função social do comércio e serviços, por exemplo, temos o saber bem-atender essas pessoas, a acessibilidade dos espaços físicos, bem como criar oportunidades de emprego para que elas se realizem profissionalmente”, declarou Alexandre Lopes.

Foto por: Vera Mouallem

A associada da CDL Itajubá, Vera Lúcia, destacou a necessidade dos empreendimentos e profissionais do varejo e serviços estarem mais atentos e preparados para a aplicação de ações inclusivas e quanto a atuação da CDL nesse processo. “Na prática as empresas não estão preparadas para receber pessoas com algum tipo de transtorno. Neste sentido, a participação da CDL nesse evento, como entidade representante do comércio local, pode agregar, e muito, com informações e campanhas direcionadas aos estabelecimentos comerciais e de serviços para a inclusão humanizada e acolhimento diferenciado”, expressou Vera.

Para os representantes da CDL Itajubá o seminário proporcionou aprendizagem, conhecimento e apresentou experiências sobre o TEA e políticas públicas inclusivas que podem ser adequadas à realidade do município e empregadas para gerar benefícios comuns.

 

Fonte: CDL Itajubá


Voltar

Movimento lojista em todo Brasil

Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais - FCDL-MG
Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas

CDL Itajubá

Praça Wenceslau Bráz, 42
Centro Itajubá-MG
Tel:(35) 3622-3511/3622-3905

Redes Sociais

Facebook
Twitter