Você conhece a INOVAI?

26/05/2022

Por Herika Nogueira Comunicação Integrada

A Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL Itajubá, como um dos membros fundadores da Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (INOVAI), tem o compromisso de divulgar e impulsionar esse importante mecanismo de desenvolvimento, de geração de renda e de empregos para o município, através da ciência, da tecnologia e da inovação.

As pessoas que se engajam à CDL têm o viés de trabalhar em prol do coletivo, preocupadas em fazer o melhor para a categoria que representam - o comércio e serviços, mas também em gerar benefícios para a sociedade como um todo. Se temos uma sociedade equilibrada, com desenvolvimento socioeconômico, consequentemente o varejo e serviços progredirão no mesmo ritmo”, enfatizou o presidente da entidade, Alexandre Costa Lopes, ao falar sobre a importância da INOVAI para a prosperidade empresarial e para que Itajubá conquiste novos patamares qualitativos de crescimento.

Mas o que é a INOVAI?

Itajubá apresenta vocação para a inovação e empreendedorismo. Como base para escalar seu desenvolvimento vocacional, a cidade conta, desde 2017, com a atuação da Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo (INOVAI), organismo dedicado em gerir as ações, projetos e atividades inovadoras e empreendedoras com o objetivo de consolidar Itajubá como um município com inteligência tecnológica.

O que a INOVAI vem fazendo?

Para atualizar as informações sobre a agência de Inovação, a CDL Itajubá contou com a participação do diretor de Inovação da INOVAI, Carlos Vitor Rodrigues Conti, na reunião de negócios desta quarta-feira (25/5), acompanhado de sua esposa, Laís Rezende Serrano Conti, mestra em Ciências em Engenharia de Produção.

Carlos Conti destacou que é importante ter em mente a amplitude da palavra inovação: “Quando se fala em inovação, pensamos em software e aplicativo. Mas inovação é isso e muito mais. É fazer alguma coisa de uma maneira melhor, mais inteligente, mais barata, ou mais eficaz em tudo. Assim, a INOVAI trabalha em todas as áreas”.

A INOVAI envolve representantes dos governos federal, estadual e municipal, associações de classe, setores da indústria, do comércio e da área de serviços, e instituições de ensino de Itajubá. Segundo Carlos Conti, a agência de inovação tem, como um de seus pilares, trabalhar o desenvolvimento do empreendedorismo, incentivando a criação e consolidação das startups (empresas emergentes).

Atualmente, Itajubá conta com mais de 100 startups, em setores como Energia, AgTech (agronegócios), Automação, Mecânica, Segurança, Saúde, Logística, E-Commerce, entre outras, e com fábricas de software e soluções para Smart Cities (cidades inteligentes). As startups, entre incubadas e graduadas, geram 1.080 empregos.

Para dar suporte às startups, o diretor de Inovação da INOVAI citou a Incubadora de Empresas de Base Tecnológica de Itajubá (Incit), estrutura de apoio em gestão, administrativa e operacional às novas empresas e seus empreendedores, instalada em um prédio da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) com capacidade para acolher até 50 empresas emergentes; a criação do Parque Tecnológico, em área com mais de 600 mil m2; o Centro de Empreendedorismo (Ceu), como laboratório de ideias; entre outras.

O diretor de Inovação da INOVAI apontou que, agora, os diferentes agentes que integram o ecossistema de empreendedorismo e inovação de Itajubá, denominado Itajubá HardTech, devem trabalhar para manter as startups no município e, paralelamente, atrair novas empresas.

Itajubá tem gastronomia forte, tem entretenimento, qualidade de vida. Agora precisamos trabalhar, mais fortemente, na infraestrutura do século XXI, como melhores conexões de internet, mobilidade urbana, estradas e o aeroporto, para aperfeiçoar a vocação de Itajubá como cidade inteligente”, comentou Conti.

Como inserir minha startup no ambiente de inovação de Itajubá?

Se você tem uma startup e deseja que sua empresa integre o Ecossistema Itajubá HardTech, entre no site da INOVAI para obter mais informações e realizar o cadastro:

A CDL Itajubá participa e incentiva ações que busquem o desenvolvimento do município, em especial aquelas com potencial para a geração de empregos e renda para a comunidade local.