Newsletter


Receba nossas novidades.
Cadastre seu email.


Consulta Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito)



Mérito Lojista 2019


Parada Natalina 2018


Pronampe deve ter nova fase e liberar R$ 16 bilhões em empréstimos

22/03/2021

Por Comunicação CDL Itajubá

A nova fase do Pronampe - Programa Nacional de Apoio a Microempresas, prevista para meados deste ano, deverá contar com cerca de R$ 16 bilhões. As informações foram confirmadas pela subsecretária de Desenvolvimento das Micro e Pequenas Empresas, Empreendedorismo e Artesanato, Antonia Tallarida.

No momento, a volta do Pronampe depende da aprovação do Orçamento de 2021, ainda em análise pelo Congresso, e da votação na Câmara dos Deputados, que tornará o programa permanente.

A versão 2021 do Pronampe apresenta taxas de juros mais altas, de até 6% mais a Selic, taxa básica de juros que no ano passado era 1,25% e agora é de 2,75% ao ano. Com a previsão de uma menor cobertura das perdas das instituições financeiras com inadimplência (antes de 85% e provavelmente agora com 30%), torna-se possível emprestar mais.

O governo ainda quer fazer ajustes no texto na Câmara. Assim, o principal ponto a ser alterado é o que estende o período de carência dos empréstimos contratados em 2020 por seis meses, de forma obrigatória para as instituições. Diferente do ano passado, quando o empréstimo não tinha um período obrigatório de carência.

Aprovados o Orçamento e a perenização do programa, o Pronampe será regulamentado e passará a ser oferecido pelos bancos.

 

Fonte: Valor Econômico


Voltar

Movimento lojista em todo Brasil

Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais - FCDL-MG
Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas

CDL Itajubá

Praça Wenceslau Bráz, 42
Centro Itajubá-MG
Tel:(35) 3622-3511/3622-3905

Redes Sociais

Facebook
Twitter