Onda Roxa segue em Minas Gerais até a Páscoa

25/03/2021

Por Comunicação CDL Itajubá

Todas as macrorregiões de Minas Gerais permanecerão na Onda Roxa até o fim da Semana Santa, em 4 de abril. A decisão foi tomada na quarta-feira (24/3), durante reunião do Comitê Extraordinário Covid-19, e a Deliberação 141 foi publicada hoje (25/03) no Diário Oficial.

A manutenção das medidas mais restritivas do plano Minas Consciente é necessária para que o sistema de Saúde restabeleça sua capacidade assistencial à população. A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) estima que os resultados do isolamento aparecerão com, ao menos, 14 dias de Onda Roxa nos municípios mineiros.

Na próxima quarta-feira (31/3), o Comitê se reúne para decidir as orientações a serem seguidas após o feriado da Páscoa. As medidas são reavaliadas a cada sete dias, considerando indicadores como taxa de óbitos, número casos e ocupação de leitos.

Os dados atuais da situação da pandemia mostram que a taxa de incidência da Covid-19 vem aumentando no estado, chegando a 42% nas últimas duas semanas, o que indica que, nos próximos dias, subirá também o número de internações. Na última semana, houve aumento de 6,1% no número de casos e de 6,8% nos óbitos. Já a positividade está em 43%.

Outro dado que preocupa o Comitê Covid é que 12 das 14 macrorregiões mineiras têm hoje mais de 90% dos leitos de UTI exclusivo Covid-19 ocupados. Somente Jequitinhonha e Noroeste apresentam ocupação de 68% e 83%, respectivamente.

Isolamento

As macrorregiões que passaram para a onda roxa no início de março, antes da determinação para todo o estado, já começaram a apresentar queda na incidência. Triângulo Norte teve queda de 16% na incidência enquanto a macro Noroeste registrou diminuição de 19% nos últimos sete dias, o que indica a eficácia do isolamento social.

Fiscalização

O Governo de Minas, por meio da Advocacia-Geral do Estado (AGE-MG), e o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) estão atuando em conjunto para que todos os 853 municípios do estado sigam as diretrizes determinadas na onda roxa do plano Minas Consciente, sob possibilidade de ajuizamento de ação judicial. Neste momento, em que o avanço da pandemia coloca em risco de colapso o atendimento às vítimas da Covid-19, há necessidade da adoção de medidas regionais e estaduais que ultrapassam a esfera do interesse dos municípios.

Fonte: Agência Minas