Receita Federal alerta para novo golpe com guia falsa do Simples Nacional para pagamento via Pix

18/03/2022

Por Herika Nogueira Comunicação Integrada

Espécie de guia para pagamento, simulando um Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), é enviada por correspondência, com indicação de “Simples Nacional” como remetente.

Ao tentar realizar o pagamento via Pix, única opção no documento falso - pois não há código de barras ou outro meio – o sistema direciona o pagamento para uma empresa privada denominada SIMPLES PAGAMENTO ONLINE LTDA.

Atenção empresários optantes pelo Simples Nacional, vocês são o alvo desta vez!

Os contribuintes precisam estar atentos e verificar os pagamentos pendentes e dívidas em aberto sempre nos sites oficiais dos órgãos públicos. As dívidas do Simples Nacional podem ser consultadas no portal e-CAC, disponível no site da Receita Federal em gov.br/receitafederal, ou no Portal do Simples Nacional, em www8.receita.fazenda.gov.br/simplesnacional.

Como é a falsa guia do Simples Nacional

Os golpistas utilizam elementos conhecidos como a logomarca oficial do Simples e termos técnicos para tentar dar veracidade ao documento falso. Com ameaça de multa altíssima de até 225% sobre o valor cobrado, tentam pressionar as possíveis vítimas para que paguem com celeridade e, dessa forma, buscam tirar a atenção dos detalhes importantes. Conforme imagem abaixo.

Fique Alerta, não caia em golpe!

Fonte e imagem: Governo Federal