CDL Jovem prepara o Dia Livre de Impostos 2022

25/03/2022

Por Herika Nogueira Comunicação Integrada

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL Itajubá, Alexandre Costa Lopes, foi um dos 25 representantes das CDLs mineiras a participar da reunião, realizada on-line nesta terça-feira (22/3), com o coordenador estadual da CDL Jovem em Minas Gerais, Fernando Cardoso. O Dia Livre de Impostos (DLI) 2022, previsto para acontecer na data de 2 de junho, foi o tema da reunião.

Na ocasião, foram compartilhadas informações para a organização da ação, ideias de como divulgar o DLI para as empresas e como sensibilizar a população quanto a temática, contando com o apoio da CDL Jovem.

O objetivo do Dia Livre de Impostos é conscientizar a população e o varejo sobre a alta carga tributária do Brasil, uma das maiores do mundo. Queremos envolver empresas de diversos segmentos e a mídia para essa conscientização, sendo uma ação de utilidade pública e de interesse coletivo. Para se ter uma ideia, de acordo com as entidades, o brasileiro trabalha em média cinco meses por ano só para pagar impostos. Isso é muito”, expressou o presidente da CDL Itajubá, Alexandre Lopes.

De acordo com o Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), somente em 2021, do início do ano até 29 de maio, o contribuinte brasileiro trabalhou 149 dias, exclusivamente, para pagar impostos. O cálculo leva em conta a média de impostos federais, estaduais e municipais que incidem sobre renda, patrimônio e consumo e que correspondem a 40,82% do rendimento médio do país – é essa a fração do ano que, segundo o IBPT, o brasileiro destina para satisfazer as necessidades de arrecadação do Estado.

Segundo a Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL) e a CDL Jovem, o DLI visa, ainda, chamar a atenção para a falta de retorno dos tributos pagos, em serviços que atendem às necessidades da população, e mostrar como a tributação engloba grande parte dos preços repassados aos consumidores.

Pretendemos conscientizar a população quanto aos altos índices de impostos pagos e que não retornam em forma de serviços essenciais como saúde, educação, segurança, entre outros. A retomada econômica do país depende da reformulação do sistema tributário brasileiro”, comentou o representante da CDL Jovem.

Dia Livre de Impostos (DLI)
• Nasceu para manifestar a insatisfação do brasileiro com a tributação abusiva que limita o poder de consumo da população, além de servir de freio para o crescimento econômico do país.
• Em um ranking de 30 países, o Brasil é o 14º que mais arrecada imposto. E está em último como país que melhor retorna o dinheiro para a população.
• O brasileiro trabalha em média 153 dias (5 meses) por ano só para pagar impostos.
• Apenas nos setores de Maquiagem e Eletrônicos as cargas tributárias são de 58% e 43%, respectivamente.
• No Dia Livre de Impostos os lojistas participantes vão comercializar seus produtos com descontos no valor que normalmente é destinado para taxas de tributação.

Fonte: CDL Jovem / CDL Itajubá