Destine parte do seu imposto de renda em benefício de crianças, adolescentes e idosos

21/02/2022

Por Herika Nogueira Comunicação Integrada

Para debater sobre como aumentar a destinação de parte do Imposto de Renda (IR) de pessoas físicas e jurídicas para o Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) e o Fundo do Idoso, a Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL Itajubá participou de reunião, no dia 16 de fevereiro, convocada pelo Grupo de Trabalho de Incremento e Otimização dos Recursos para esses fundos.

Representada por seu diretor Secretário, Hilson Haliz Dias Perlingeiro, a CDL Itajubá engajou-se ao movimento e, juntamente com as instituições OAB/MG, CRC/MG, Câmara Municipal, CMDCAI, CMDPI e RFB, integrantes do Grupo de Trabalho, participará de ações para sensibilizar cidadãos e contadores, visando que esses profissionais estimulem seus clientes a destinarem parte de seu imposto de renda para o FIA e o Fundo do Idoso de Itajubá.

Segundo informações divulgadas durante a reunião, em 2021 menos de 50 pessoas físicas recolheram o imposto de renda para o Fundo da Infância e da Adolescência (FIA) de nossa cidade. Os fundos são administrados pelos respectivos conselhos municipais.

Qualquer pessoa pode doar para os fundos assistenciais do município. Ou seja, os itajubenses que residem em outras localidades podem, ao declarar o IR, escolher destinar uma parte para o FIA e Fundo do Idoso de Itajubá.

A destinação aos fundos é calculada sobre o imposto já devido, sendo que a pessoa física que utiliza o modelo completo da declaração pode destinar até 6% do imposto devido e a pessoa jurídica, enquadrada no lucro real, pode destinar até 1% do imposto no ato de declaração do IR.

Projetos Sociais

Além de buscar o aumento da arrecadação para os fundos, há a necessidade de preparar as instituições assistenciais para que apresentem projetos sociais. Isso devido a esses fundos terem como objetivo exclusivo o de financiar projetos que garantam especificamente os direitos da criança, do adolescente e do idoso.

Ou seja, os recursos dos fundos não podem ser utilizados para o pagamento de despesas diárias das instituições assistenciais, como salários de funcionários e energia elétrica, por exemplo.

Assim, o movimento coordenado pelo Grupo de Trabalho também prevê ações de capacitação para que as instituições assistenciais apresentem projetos que beneficiem as crianças e os idosos de nossa cidade.

Participe! Ao declarar seu imposto de renda, doe parte para o FIA e Fundo do Idoso de Itajubá.