Newsletter


Receba nossas novidades.
Cadastre seu email.


Consulta Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito)



Mérito Lojista 2019


Parada Natalina 2018


Prefeitura decreta toque de recolher para conter aumento de casos de Covid-19

24/02/2021

Por Herika Nogueira Comunicação Integrada - Assessoria em Comunicação CDL Itajubá

O prefeito de Itajubá, Christian Gonçalves, assinou nesta terça-feira (23/02) o Decreto nº 8321/2021 que estabelece medidas restritivas de combate à Covid-19. O novo decreto estabelece que bares e restaurantes deverão encerrar as suas atividades presenciais às 22h e que a população não poderá circular nas ruas e espaços públicos entre 23h e 5h.

O decreto, que tem validade até o final do dia 8 de março/21, visa conter o aumento significativo do número de casos confirmados de Covid-19 em Itajubá e a crescente demanda pela ocupação de leitos disponíveis na rede hospitalar do município.

A Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL Itajubá orienta para que os empresários continuem seguindo todas a diretrizes estabelecidas pelo PROTOCOLO RESTRITIVO do Plano Minas Consciente e que cumpram as restrições determinadas pelo Decreto nº 8321/2021, publicado pela Prefeitura Municipal no último dia 23.

Proibições:

A realização de eventos com mais de 30 (trinta) pessoas, com venda de ingressos e eventos em “repúblicas estudantis” estão proibidos em Itajubá.

O atendimento presencial em bares, restaurantes, lojas de conveniência e similares após às 22h também é proibido pelo decreto, sendo permitida apenas a modalidade delivery.

Protocolo para atividades econômicas:

- Estabelecimentos comerciais e de serviços (todos)
Observar e controlar:
. Uso obrigatório de máscaras em seu interior;
. Limite de pessoas no interior do estabelecimento não pode ser superior a 1 (uma) pessoa a cada 10m² (dez metros quadrados), sendo que, para estabelecimentos com área menor que 10m² (dez metros quadrados), deverá ser permitida a entrada de apenas 1 (um) cliente por vez;
. Distanciamento linear entre pessoas de, no mínimo, 3 (três) metros;
. Higienização das mãos e das superfícies de contato;
. Cumprimento dos procedimentos e protocolos gerais e específicos aplicáveis ao estabelecimento, conforme previsão no Plano Minas Consciente, especialmente naquilo que não conflitar com o disposto no decreto.

- Estabelecimentos de hospedagem e atrativos culturais/naturais:
Limite de ocupação da capacidade máxima de atendimento de 50% (cinquenta por cento)

Exceções:

A restrição de horário não se aplica nas hipóteses de deslocamento de pessoas para ida a serviços de saúde ou situações em que fique comprovada a necessidade ou urgência. Também não será aplicada a restrição aos servidores, funcionários e colaboradores que atuam nas unidades públicas ou privadas de saúde e segurança, quando no desempenho de suas funções, e para os seguintes casos: funcionamento do Terminal Rodoviário; deslocamento de pessoas para viagem de ônibus, desde que portando passagem justificando o horário; serviços de limpeza pública e manutenção urbana; delivery de farmácias e medicamentos; e nas atividades profissionais de transporte privado de passageiros.

Penalidades:

O descumprimento das medidas estabelecidas no decreto e no Plano Minas Consciente está sujeito às penalidades previstas na Lei Municipal nº 3.097, de 07 de abril de 2015 (Código Sanitário do Município) e demais legislações pertinentes e correlatas.

 

Fonte: Prefeitura Municipal / CDL Itajubá


Voltar

Movimento lojista em todo Brasil

Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais - FCDL-MG
Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas

CDL Itajubá

Praça Wenceslau Bráz, 42
Centro Itajubá-MG
Tel:(35) 3622-3511/3622-3905

Redes Sociais

Facebook
Twitter