Newsletter


Receba nossas novidades.
Cadastre seu email.


Consulta Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito)



Mérito Lojista 2019


Parada Natalina 2018


Governo Federal simplifica participação em compras públicas

18/10/2021

Por Herika Nogueira

O Ministério da Economia lançou no dia 15/10 uma nova versão do aplicativo Compras.gov.br, com funcionalidades que facilitam a participação dos fornecedores nos processos de contratação pública realizados no sistema. Com o aplicativo, o licitante poderá se credenciar no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF) e acompanhar as oportunidades disponíveis para fornecimento de produtos e serviços ao governo. Além disso, União, estados e mais de 3 mil municípios que utilizam o sistema Compras.gov.br poderão acompanhar as etapas do processo de contratação de forma simplificada e na palma da mão.

Com as novas funcionalidades, desenvolvidas em parceria com o Serpro, Empresa de Tecnologia do Governo Federal, e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), os fornecedores poderão acompanhar o calendário de compromissos do APP vinculando-o às suas agendas pessoais. O aplicativo permite o credenciamento de empresas independentemente do seu porte, de forma gratuita e sem burocracia.

Em 2020, foram homologados 171.305 processos de contratação, sendo 60% realizados por dispensa de licitação, que totalizaram R$ 108,5 bilhões em contratações por meio do Compras.gov.br. Com um APP mais atrativo, a Administração Pública também se beneficia das novidades. A simplificação, padronização e modernização das contratações faz parte do programa de transformação digital do Governo Federal.

Mais participação

Em melhorias futuras, a previsão é integrar o login do fornecedor em todos os sistemas de compras públicas disponíveis utilizando o aplicativo, além de apresentação de propostas, participação na rodada de lances e apresentações dos lances de forma automática. A expectativa é que o aplicativo amplie a participação dos pequenos negócios nas compras públicas, especialmente aquelas realizadas por dispensas de licitação, que envolvem valores mais reduzidos. Com o APP, os pequenos fornecedores poderão consultar as oportunidades diretamente no celular. Também poderão filtrar os editais por linha de fornecimento.

Até junho de 2021, existiam 320 mil fornecedores ativos cadastrados no SICAF. O aplicativo possui pouco mais de 16 mil instalações ativas.

Clique aqui e confira o webinar em que foi apresentado o aplicativo.

 

Fonte: Agência Sebrae de Notícias


Voltar

Movimento lojista em todo Brasil

Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais - FCDL-MG
Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas

CDL Itajubá

Praça Wenceslau Bráz, 42
Centro Itajubá-MG
Tel:(35) 3622-3511/3622-3905

Redes Sociais

Facebook
Twitter