Saque do FGTS deve aquecer o comércio em curto prazo

18/04/2022

Por Herika Nogueira Comunicação Integrada

O saque do FGTS, liberado pelo governo como medida para o aquecimento da economia, pode ser uma solução a curto prazo para o comércio, inclusive quanto ao consumo futuro.

A partir de quarta-feira (20/4), 42 milhões de trabalhadores poderão solicitar o saque extraordinário de R$ 1.000 do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS). O pagamento será feito conforme o mês de nascimento do beneficiado, até 15 de junho. No dia 20, recebem os nascidos em janeiro. Até lá, o trabalhador poderá verificar data e valor do pagamento na nova versão do app FGTS, que a Caixa Econômica Federal lançou no dia 8 de abril/22.

Calcula-se que R$ 29 bilhões serão injetados na economia nacional. Segundo a Confederação Nacional do Comércio (CNC), 36% (cerca de R$ 10 bilhões) desse valor deverão ser aportados no comércio, 34% (cerca de 9,8 bis) no setor de serviços, 24% (cerca de 6,9 bis) no pagamento de dívidas e 6% (cerca de 1,7 bi) no consumo futuro. “Essa movimentação aponta expectativas positivas para o comércio. Em meio a uma inflação que está crescendo e comprometendo a renda das famílias, a injeção de recursos poderá movimentar o setor do comércio ligado a bens essenciais, principalmente os alimentícios”, aponta a economista da Fecomércio, Gabriela Martins.

O economista da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG), Vinicius Carlos Silva, concorda. “Nós, na Federação, acreditamos que vai ser bem positivo para o comércio, principalmente na questão do consumo futuro”, afirma. “Ao quitar suas dívidas, o consumidor tem uma folga e se prepara para comprar futuramente”, explica.<

Dia das Mães
Um ponto que anima o comércio varejista é que os saques começam no dia 20 de abril, uma data bem próxima ao Dia das Mães, comemorado em 8 de maio.

Fonte: Diário do Comércio