Vacina começa a ser aplicada em Itajubá

21/01/2021

Assessoria em Comunicação CDL Itajubá

A vacinação contra a Covid-19, em Itajubá, começou nesta quarta-feira (20/01), no Setor de Imunizações da Policlínica Amilcar Pellon (Policlínica do Mercado), com aplicações em profissionais da Saúde que estiveram, nos últimos meses, na linha de frente do combate à pandemia causada pelo novo coronavírus.

A enfermeira Eliane Quintiliano foi a primeira pessoa vacinada no município. Eliane é coordenadora do Setor de Vigilância Epidemiológica e trabalha há 25 anos na Prefeitura de Itajubá. Atualmente coordena uma equipe de 12 colaboradores que acompanham diariamente os testes de Covid-19 no município para a elaboração do ?Boletim Epidemiológico?, além de direcionar os casos e esclarecer as dúvidas da população e das instituições de saúde.

O Prefeito de Itajubá, Christian Gonçalves, e a Secretária Adjunta de Saúde, Maria Goretti Ferreira Parada Oliveira, acompanharam as primeiras vacinações. Christian salientou a importância do momento para o Brasil e Itajubá e pediu a compreensão da população em relação à quantidade restrita de doses disponibilizadas aos municípios. As primeiras 1.727 doses da vacina contra a Covid-19 chegaram a cidade na tarde de 20 de janeiro.

Itajubá seguirá o protocolo de vacinação do Ministério da Saúde. Serão vacinados, prioritariamente, os profissionais de saúde que atuam na linha de frente contra a Covid-19; idosos institucionalizados que vivem em asilos, casas de repouso e vilas vicentinas; e pessoas com deficiência maiores de 18 anos em regime de internato.

As vacinas do primeiro lote serão aplicadas conforme cronograma abaixo:

21/01 (quinta-feira) - Vacinadores, médicos, enfermeiros e técnicos de Enfermagem das unidades de saúde;

22/01 (sexta-feira) - Idosos institucionalizados;

25 a 27/01 (segunda a quarta-feira) - Profissionais da linha de frente do Hospital de Clínicas, Santa Casa, Unimed e Ceam.

Fonte: Prefeitura Municipal