Zona azul, carga e descarga, semáforos: modernização a favor da mobilidade urbana

18/05/2022

Por Herika Nogueira Comunicação Integrada

Com foco em inovação para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos, está em estudo a modernização de equipamentos que podem auxiliar a mobilidade urbana em Itajubá, tais como o estacionamento rotativo ‘zona azul’, carga e descarga de mercadorias e semáforos.

A aplicação de novos modelos para modernizar a maneira como as pessoas transitam nos espaços urbanos de Itajubá (mobilidade urbana), tornando o ir e vir de pedestres e motoristas mais rápido, seguro e acessível, foi anunciada pelo secretário municipal de Defesa Social, Massoud Nassar Neto, na reunião de negócios, desta quarta-feira (18/5), da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL Itajubá.

O secretário Massoud sempre traz assuntos importantes para discutirmos, tendo essa característica de compartilhar futuras ações com a CDL, como entidade representativa dos empresários, para que possa tomar as melhores decisões. Nesse sentido, o trabalho de modernização e melhoria da zona azul chega a nós para termos conhecimento e para que possamos contribuir com sugestões e estudos junto a prefeitura”, declarou o presidente da CDL Itajubá, Alexandre Costa Lopes, ao abrir a reunião da entidade.

Conforme informou o secretário, entre os números do trânsito registrados pela Defesa Social, circulam 55 mil veículos por mês nas ruas de Itajubá e há ocorrência de 3 a 5 acidentes, por dia, envolvendo motocicletas. Também que a Secretaria Municipal de Defesa Social envolve quatro diretorias: Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec), Guarda Municipal, JARI – Junta Administrativa de Recursos Interpostos e Departamento de Trânsito (Detranit).

Zona Azul
O estacionamento rotativo, conhecido por ‘zona azul’, está em ação há 4 ou 5 anos em Itajubá. Segundo o secretário, o atual modelo está ultrapassado e necessita ser modernizado, acompanhando o avanço tecnológico nacional e mundial.

A proposta em estudo é a concessão do serviço para uma empresa capacitada no gerenciamento digital do estacionamento rotativo. Nesse novo sistema, a prefeitura estima que o preço/hora da zona azul diminuirá para R$ 2,50. Outra vantagem apontada pelo secretário municipal é que os usuários terão autonomia para colocar crédito, pelo aplicativo, e renovar a quantidade de horas.

Essas empresas têm centro de controle, oferta do serviço por aplicativo, colaboradores e sistemas próprios para a fiscalização. Essa modernização trará ganhos para a nossa cidade. É uma ferramenta que visa organizar o trânsito e facilitar a vida dos cidadãos”, apontou Massoud Nassar.

O secretário comentou que está em estudo a cobrança da zona azul para motocicletas, ao preço/hora de R$ 1,00, também para carga e descarga de mercadorias e para caçambas, à modelo de outras cidades. “São várias questões envolvidas e queremos ouvir as sugestões dos empresários para acharmos um denominador comum de um modelo bom para Itajubá”, expressou ele.

Carga e Descarga
Outro assunto abordado pelo secretário municipal foi sobre a carga e descarga de mercadorias. Segundo ele, o objetivo é organizar essa atividade comercial, que vem apresentando problemas de mobilidade na área central do município.

Temos caminhos descarregando fora do horário e isso causa problemas no trânsito, desconforto para clientes e para pedestres. Se conseguirmos encontrar soluções comuns, poderemos organizar o setor e beneficiar clientes e usuários do centro comercial”, disse o secretário.

A CDL Itajubá irá criar um comitê, um núcleo de trabalho, com a participação de diretores, conselheiros e empresários que desejem contribuir para a estruturação da atividade de carga e descarga de mercadorias. Os interessados podem contatar a CDL pelo fixo/WhatsApp (35) 3622.3511 e falar com Lúcia Campos.

O comitê da CDL irá contribuir com o assunto de carga e descarga de mercadorias, entre outros, alinhando e construindo ações em conjunto com a prefeitura para benefício dos empresários e cidadãos”, comentou Alexandre Lopes, completando que existe um projeto para carga e descarga de mercadorias no centro expandido da cidade, resultante de estudos e discussões anteriores, que será disponibilizado.

Semáforos
Durante a reunião da CDL Itajubá, Massoud Nassar falou sobre a renovação dos semáforos, para veículos e pedestres, com colocação de equipamentos mais modernos, inclusive que possibilitem a fixação de câmeras para detecção de infrações de trânsito.

Outras ações da Secretaria Municipal de Defesa Social
O secretário também falou sobre a revitalização da sinalização das vias públicas com a manutenção de placas indicativas e de trânsito, ação que objetiva melhorar a mobilidade e a qualidade do tráfego urbano, aumentando também a segurança para motoristas e pedestres.

Comentou sobre a campanha ‘Maio Amarelo’, que este ano tem como tema “Juntos salvamos vidas”, realizada com os objetivos de alertar sobre acidentes de trânsito e orientar sobre o uso correto dos itens de segurança e cuidados ao dirigir veículos. A aquisição de um aparelho para medir a qualidade do ar em Itajubá, sobre o monitoramento de enchentes e de queimadas, esta última realizada entre os meses de maio a novembro, e anunciou a montagem de um bicicletário municipal, na praça Theodomiro Santiago.

Ao final, diretores, conselheiros e empresários fizeram perguntas e contribuíram com sugestões.

A CDL Itajubá participa ativamente de ações que promovam o progresso do município e o bem-estar dos cidadãos. A entidade está representada em vários conselhos municipais, buscando contribuir, continuamente, para o desenvolvimento do comércio e serviços em sintonia com melhorias na qualidade de vida de toda a comunidade.