APL de Asas Rotativas e Defesa de Itajubá é reconhecido oficialmente

15/03/2022

Por Herika Nogueira Comunicação Integrada

O Arranjo Produtivo Local (APL) de Asas Rotativas e Defesa de Itajubá, oficialmente reconhecido pelo governo de Minas Gerais nesta terça-feira (15/3), visa alavancar negócios, ampliando o desenvolvimento da economia no município, e manter a cooperação entre as mais de 40 empresas dos dois segmentos, tendo como âncoras a Helibras Airbus (helicópteros), XMobots e Aerotron (drones) e Imbel (armamentos).

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL Itajubá, Alexandre Costa Lopes, prestigiou o evento que contou com as presenças do prefeito municipal, Christian Gonçalves, do subsecretário de Desenvolvimento Regional do Governo de Minas Gerais, Douglas Cabido, do assessor institucional da Liberdade Econômica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais e vice-presidente da CDL BH, Lucas Pitta, entre outras autoridades.

É uma satisfação para a CDL Itajubá, como membro do conselho da Associação Itajubense de Inovação e Empreendedorismo de Itajubá (Inovai), representar o varejo e serviços no evento. Ao apoiar iniciativas que visam alavancar negócios, a entidade incentiva o desenvolvimento de empresas do comércio, de serviços e a geração de emprego e renda para a comunidade local”, declarou Alexandre Lopes.

O Arranjo Produtivo Local de Asas Rotativas e Defesa de Itajubá
Esse APL foi criado a partir da identificação de um aglomerado de empresas com a mesma especialização produtiva, no caso, as empresas das áreas de Asas Rotativas e Defesa. Assim, um estudo técnico foi realizado pela Prefeitura e Inovai, com o apoio do Sebrae, e apresentado à Secretaria de Estado de Desenvolvimento, em dezembro de 2021. Após o Estado aferir a documentação, Itajubá recebe oficialmente o reconhecimento e a chancela do governo mineiro como um APL desse setor produtivo.

Segundo o diagnóstico realizado pela Prefeitura e Inovai, Itajubá representa 70,9% da fabricação de aeronaves e 75,9% da fabricação de armas de fogo e munições de todo o Estado, empregando mais de 2 mil pessoas no segmento de Asas Rotativas e 3 mil no de Defesa.

Além das 44 empresas que compõem o Arranjo Produtivo Local, o APL conta com duas Instituições de Ciência e Tecnologia parcerias (ICT’S - UNIFEI e Universidade de Toulouse), mais de 100 produtos/serviços de alto valor agregado de tecnologia e 12 novos produtos em pesquisa e desenvolvimento.

Fonte: CDL Itajubá / Prefeitura de Itajubá