Pronampe: governo dá mais 3 meses de carência para empréstimos

12/03/2021

Por Assessoria em Comunicação CDL Itajubá

Empresários terão mais três meses para começar a pagar empréstimo do ano passado.

Os empresários que obtiveram empréstimos por meio do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) terão mais três meses para começar a quitar a dívida. Com isso, o prazo máximo para pagamento da primeira parcela pode passar de oito para onze meses. O anúncio foi feito nesta segunda-feira (8/03) pelo secretário especial de Produtividade, Emprego e Competitividade do Ministério da Economia, Carlos da Costa.

A prorrogação, porém, não é automática nem garantida. A empresa devedora precisa entrar em contato com o banco do qual tomou o empréstimo e pedir o adiamento do vencimento. É o banco que vai decidir se aceita ou não.

O Pronampe foi criado no ano passado para auxiliar empresas de pequeno porte durante a crise causada pela pandemia de covid-19. O dinheiro foi oferecido pelos próprios bancos, mas com garantia de um fundo público, o FGO (Fundo Garantidor de Operações). A concessão de empréstimos aconteceu em 2021, e agora os empresários têm que pagá-los.

Empresas pediram mais prazo

A prorrogação da carência era uma reivindicação de empresários, já que os clientes que pegaram financiamentos no início do programa têm que começar a pagar as parcelas em março. Com o agravamento da pandemia de Covid-19, muitos afirmam que não têm condições de honrar os compromissos agora.

O Pronampe ofereceu R$ 37 bilhões em financiamentos para que empresas pudessem fazer investimentos ou pagar despesas operacionais. Os empréstimos têm prazo mínimo de pagamento de 36 meses.

Fonte: G1 / UOL