FCDL MG realiza encontro online com novos presidentes

Presidente da CDL Itajubá, Alexandre Lopes, participou representando a Gestão 2022-2023.

15/02/2022

Por Herika Nogueira Comunicação Integrada - Assessoria em Comunicação CDL Itajubá

A Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais (FCDL MG) realizou, nesta terça-feira (15/2), um encontro online com os novos presidentes das CDLs mineiras que assumiram o cargo para a gestão em 2022. “Para a Federação é fundamental conhecer e dar as boas-vindas a esse novo time, que chega para somar forças ao nosso movimento. E mais: é importante que todos saibam que estar à frente de uma CDL é um grande presente, uma oportunidade ímpar de fazer a diferença”, destacou o presidente da FCDL-MG, Frank Sinatra, durante a abertura.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL Itajubá, Alexandre Costa Lopes, participou do encontro junto com mais 20 presidentes, ocasião em que os recém-empossados puderam conhecer um pouco mais sobre o funcionamento e a atuação do Sistema da Confederação Nacional dos Dirigentes Lojistas (CNDL).

Associativismo: a essência do movimento lojista
Iniciando a programação, o vice-presidente da Federação, Fúlvio Ferreira, falou sobre o associativismo e sua importância para o movimento lojista. Também falou das vantagens desse modelo colaborativo, que proporciona a defesa mútua de interesses, conquistas conjuntas e vantagens econômicas. Expôs sobre as atribuições dos presidentes e diretores frente a uma CDL, destacando ser esta uma oportunidade de trabalhar para a causa lojista e pelos municípios: “Se as empresas estão fortes, a cidade fica mais forte”.

O papel do presidente na gestão da entidade
Na sequência, o consultor de entidades e diretor da CDL Paraguassu, José Benedito, aprofundou a questão do papel dos presidentes nas entidades e como seu comportamento e liderança influenciam no desempenho das CDLs. Falou sobre os três pilares que considera essenciais para uma boa gestão: a representação - ser relevante, necessário, indispensável para a classe empresarial; a visão sobre o que os associados, parceiros, comunidade podem esperar da entidade e os rumos que se quer dar a ela; o apoio gerencial - envolver os diretores e executivos nas ações, trabalhando de forma alinhada com a equipe.

Para o presidente Alexandre Lopes: “Foi um encontro importante, de alinhamento das ações. Esperamos que com os contatos e a rede de relacionamento com a FCDL MG e os representantes das demais CDLs mineiras, possamos nos nutrir de informações e ideias para que sejam aplicadas pela CDL em Itajubá”.

Para encerrar, o presidente da FCDL MG, Frank Sinatra, desejou sucesso a todos e ressaltou: “Contribuir com o crescimento de cada presidente, proporcionando um novo olhar sobre o seu propósito e liderança é o que nos motiva. Muito obrigado a todos pela participação”.

Fonte: FCDL MG / CDL Itajubá