Itajubá modernizada: secretários municipais de Obras e de Governo falam sobre ações e melhorias para o município

16/06/2022

Por Herika Nogueira Comunicação Integrada

Os secretários municipais de Obras, Antônio Carlos Bernardo, e de Governo, Israel Gustavo Guimarães dos Santos, participaram da reunião de negócios da Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL Itajubá nesta quarta-feira (15/6). Os secretários falaram de ações para melhorias e modernização da cidade, entre elas a segunda fase da Revitalização do Centro Comercial, o projeto ‘Segundo Sol’ e o Parque Tecnológico.

Antônio Bernardo assumiu a Secretaria Municipal de Obras no final do ano passado. O secretário comentou sobre os desafios diários enfrentados para manter e conservar as mais de 2 mil ruas e avenidas, visando deixar a cidade bonita e agradável para todos. “Estamos fazendo um bom trabalho para vencer os desafios do dia a dia, como queda de árvores, buracos, asfaltamento, entre outros. Estamos atentos às demandas da comunidade e também do comércio. O prefeito Christian Gonçalves cita a parceria da CDL com a Prefeitura como uma via de mão dupla, na qual as instituições se ajudam mutuamente em prol do desenvolvimento do município”, apontou o secretário de Obras.

Israel dos Santos está há 7 anos na Prefeitura. O secretário de Governo falou da importância da parceria do setor privado e destacou a CDL Itajubá como “parceira de primeira hora, apoiando e ajudando a Prefeitura sempre que necessário”.

Revitalização do Centro Comercial

De acordo com o secretário de Obras, revitalizar o centro da cidade está nos planos da Prefeitura. Seria efetivar a segunda fase do projeto, sendo que a primeira fase, contemplando a criação de calçadões, modernização de praças e outras melhorias, já foi concluída.

Também foram iniciadas conversas com a Cemig, visando estudar a possibilidade de mudança do cabeamento elétrico da região central, de aérea para subterrânea, informou o secretário de Governo acrescentando que será marcada uma reunião com a CDL Itajubá, entre outras entidades, para que seja formada uma comissão dedicada ao assunto.

Projeto ‘Segundo Sol’

Itajubá foi contemplada pela Companhia Energética de Minas Gerais S.A. (Cemig) para a modernização da iluminação pública. A cidade integra um grupo de 16 municípios, entre os 853 do Estado, que foram selecionados para receber recursos na ordem de R$ 1 milhão para a substituição de lâmpadas amarelas comuns por lâmpadas brancas de tecnologia LED.

Segundo o secretário de Governo, modernizar a iluminação, além de uma melhor eficiência, contribui com a segurança da população.

Parque Científico e Tecnológico

Os trabalhos de infraestrutura de base do Parque Tecnológico de Itajubá estão intensificados. Se tratando de um empreendimento de grande porte, movimenta vários segmentos para que seja viabilizado, como Cemig, Copasa, entre outros”, informou o secretário de Governo, acrescentando que a previsão para o término dessa etapa é até o final deste ano.

Natal Iluminado 2022

O secretário de Governo sinalizou que a Prefeitura dará continuidade à parceria com a CDL Itajubá e demais entidades para a realização do “Natal Iluminado” deste ano.

UAI Itajubá

A Unidade de Atendimento Integrado - UAI de Itajubá tem previsão de ser inaugurada no dia 24 deste mês, anunciou o secretário de Governo.

A UAI funcionará à Avenida Professor Ivan dos Santos Pereira, 47 (prédio do antigo Centro Municipal de Saúde), no Centro da cidade e oferecerá diversos serviços públicos, como abertura e alteração de empresa, emissão de alvará, 2ª via do IPTU, VAF – Valor Adicionado Fiscal, Sala do Empreendedor, emissão de Alvará Sanitário, emissão e entrega de Carteira de Identidade e CPF, entre outros.

Os secretários agradeceram o convite da CDL Itajubá para a reunião de negócios e se colocaram à disposição da entidade, como órgão representativo do comércio e serviços do município, para ações, parcerias e demandas com foco no desenvolvimento da cidade.

Diretores e conselheiros da CDL Itajubá fizeram perguntas, esclareceram dúvidas e agradeceram a presença dos secretários à reunião de negócios da entidade.

As reuniões de negócios da entidade têm o intuito de promover a integração entre empresários, mas também entre empresários e pessoas que impactam o desenvolvimento da nossa cidade. O grande objetivo da CDL Itajubá, além de apoiar o comércio e serviços, é contribuir para o crescimento organizado do município. Quando a cidade cresce, toda a comunidade cresce junto”, declarou o presidente da CDL Itajubá, Alexandre Costa Lopes.