Desenvolvimento local deve caminhar em equilíbrio com a proteção do meio ambiente

14/04/2022

Por Herika Nogueira Comunicação Integrada

A proteção do meio ambiente e a garantia do desenvolvimento econômico compõem uma balança que deve estar sempre em equilíbrio. Para conversar sobre o tema, a Câmara de Dirigentes lojistas – CDL Itajubá convidou o secretário municipal de Meio Ambiente, Ricardo Augusto Corrêa, para a tradicional reunião de negócios da entidade, realizada nesta quarta-feira (13/4).

Meio ambiente e desenvolvimento socioeconômico devem caminhar juntos. A CDL Itajubá sempre se posicionou favorável às ações sustentáveis, como reciclagem e uso inteligente de recursos naturais, entre outras. Adotar uma gestão com sustentabilidade atrai consumidores, diminui custos e gera negócios, promovendo o equilíbrio entre crescimento econômico e meio ambiente em benefício da comunidade local”, expressou o presidente da CDL Itajubá, Alexandre Costa Lopes, ao abrir a reunião.

Ricardo Corrêa está há nove anos frente a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Itajubá (Semea). Nesse período, junto às gestões municipais atual e anteriores, vem desempenhando um trabalho robusto para conquistar e assegurar o desenvolvimento socioeconômico sustentável de nossa cidade. Nesse sentido, o convidado falou sobre o licenciamento ambiental, documento emitido pela Prefeitura após análise da Semea.

Considerado fundamental para o desenvolvimento da atividade econômica, o licenciamento ambiental traz consigo o desafio de adequar as melhores práticas para eliminar disfunções que comprometem a qualidade do meio ambiente e que geram obstáculos desnecessários ao funcionamento pleno da economia.

Quase tudo que acontece em nossa cidade passa pelo licenciamento ambiental. O asfaltamento de uma rua, por exemplo, deve ter o licenciamento ambiental antes de ser concretizado. Hoje, no município, o licenciamento ambiental não pode demorar mais de 60 dias em análise, o que traz celeridade ao processo e segurança aos investidores”, declarou Ricardo Corrêa.

Segundo o secretário, a Secretaria de Meio Ambiente trabalha com a visão de ser uma alavanca, e não um dificultador, para o desenvolvimento socioeconômico e harmônico com o meio ambiente. “A nossa equipe está permanentemente sendo atualizada, com treinamentos e informações sobre novas legislações e normas. A secretaria está de portas abertas aos empreendedores, produtores rurais, empresários da indústria, comércio e serviços para promover a melhor gestão dos recursos ambientais em equilíbrio com o desenvolvimento social e econômico do município”, pontuou Ricardo Corrêa.

A CDL Itajubá participa ativamente dos assuntos relacionados ao meio ambiente. A entidade ocupa a secretaria do Conselho Municipal de Conservação, Defesa e Desenvolvimento do Meio Ambiente (Codema), representada pelo diretor de Assuntos de Preservação e Meio Ambiente, Eduardo Borges Mohallem, como titular, e pelo presidente, Alexandre Costa Lopes, como suplente.