Newsletter


Receba nossas novidades.
Cadastre seu email.


Consulta Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito)



Mérito Lojista 2019


Parada Natalina 2018


Boletos falsos: Fique atento e saiba como se proteger

13/01/2021

Por Herika Nogueira Comunicação Integrada - Assessoria em Comunicação CDL Itajubá

A Câmara de Dirigentes Lojistas - CDL Itajubá alerta lojistas e prestadores de serviços sobre a emissão de boletos falsos, muito comuns no início de cada ano.

Além dos falsos boletos de cobrança, há também o ‘boleto facultativo’, que não exige obrigatoriedade de pagamento, pois se trata de contratação por adesão mediante pagamento, ou seja, caso não pague não há prejuízo. Esse tipo de boleto tem todas as características de um ‘golpe’ pois induz o leitor desatento ao erro, cujo texto, em letras pequenas, informa ser para a contratação por adesão.

Existem milhares de fraudes cometidas através de um boleto falso. Em 2019, houve aumento de 55% no número de fraudes com falsos boletos em relação ao ano anterior, segundo informações do Procon.

Um golpe comum feito pelos criminosos é instalar um vírus no computador das vítimas para alterar os dados de boletos emitidos pela Internet. E assim, redirecionar a quantia depositada para a conta dos golpistas.

Para saber como evitar um boleto falso, confira as 5 dicas abaixo:

1- Verifique o código de barras
Em um boleto verdadeiro, os números do código de barras aparecem na região superior e inferior exatamente iguais. Os três primeiros números da sequência correspondem ao código do banco que emitiu o boleto. Esse é um primeiro indicador. Você precisa ficar atento. Se ele não for o mesmo do banco informado no boleto, pode ser um golpe.

2- Confira a fonte de emissão do boleto
Sempre se certifique que a origem do boleto é confiável. Muitos golpistas enviam o boleto falso por e-mail, SMS ou WhatsApp, em vez de usar canais oficiais. Então, se você fez alguma compra online ou acessou um site de negociação, emita seu boleto através do site oficial.

3- Atenção aos dados do boleto bancário
Erros de português são bem comuns em boletos falsos. Sempre verifique se o boleto contém informações como data de vencimento, CNPJ e nome do beneficiário. Se tiver alguma dúvida, confira se o CNPJ informado é o mesmo da empresa que você teve contato. Para isso, basta fazer uma pesquisa rápida na internet.

4- Observe o valor
O valor do boleto aparece em dois lugares, no final do código de barras e no espaço “valor do documento”. Caso o valor não seja igual, desconfie. Outro sinal de alerta é constar um preço diferente em uma cobrança que costuma ter um valor fixo.

5- Analise os dados do beneficiário
Outra dica é observar se o CNPJ do emissor está descrito no boleto bancário. Pode ser que a empresa use seu nome de Razão Social (nome oficial da empresa), no lugar do nome fantasia. Se o nome que aparecer no boleto for desconhecido por você, pesquise no site da empresa ou faça uma busca na internet para se certificar.

Fique atento e esteja preparado para evitar o golpe do boleto falso.

 

Fonte: CDL Itajubá


Voltar

Movimento lojista em todo Brasil

Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Minas Gerais - FCDL-MG
Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas

CDL Itajubá

Praça Wenceslau Bráz, 42
Centro Itajubá-MG
Tel:(35) 3622-3511/3622-3905

Redes Sociais

Facebook
Twitter